registrou, nesta quarta-feira (30), o recorde de mais alta temperatura histórica, segundo o centro de Clima Tempo. O monitoramento aponta que os termômetros registraram de 40,2°C, sendo a sensação térmica de 43°C, durante o horário de 12h.

Além das altas temperaturas o monitoramento alerta para baixa umidade relativa do ar que varia entre 9% a 32%, sendo que o recomendável pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de mínima de 60%.

De acordo com o (Centro de Meteorologia de Tempo e Clima), a onda de ‘calorzão' deve permanecer por mais duas semanas em Mato Grosso do Sul. Para esta quinta-feira (1°), a previsão é de céu claro em todas as regiões do Estado. Máxima de 40°C também é prevista para a Capital.

Na sexta-feira (2), Paranaíba, Miranda, Aquidauana, Jardim, Dourados, Sete Quedas, Ivinhema e Água Clara registram a máxima de 41°C. A mínima varia entre 24°C a 27°C.

Recorde de calor

Desde o ano passado, o MS tem registrado altas temperaturas. Segundo o monitoramento, uma massa de ar quente passou pela região central do Brasil em direção ao Centro-Oeste, elevando as temperaturas e baixando ainda mais a umidade do ar.

Os últimos recordes aconteceram em setembro de 2019, na cidade de Coxim (42,9°C) e Campo Grande (39,8°C).

Recomendações

As altas temperaturas dos próximos dias podem causar sintomas como irritação, cansaço, dores de cabeça e até tontura. A recomendação do Cemtec é:

  • Ingerir pelo menos dois litros de água por dia;
  • Usar filtro solar com FPS acima de 50, e, se possível, protetor labial com filtro para evitar queimar os lábios;
  • Utilizar barreiras físicas, como boné, guarda-sol, chapéu, óculos de sol e camiseta quando for se expor ao sol;
  • Procure ficar em locais ventilados;
  • Se possível, não se exponha diretamente ao sol, e evite horários em que o sol está mais forte, especialmente próximo ao meio dia.