Camex zera Imposto de Importação de mais 61 produtos, incluindo cloroquina
O governo brasileiro zerou o Imposto de Importação de mais 61 produtos para combate à covid-19. Entre os medicamentos, estão a cloroquina e a hidroxicloroquina, que estão sendo testados para tratamento da infecção pelo novo coronavírus. Por razões de interesse público, o Brasil também suspendeu os direitos antidumping aplicados às importações brasileiras de seringas descartáveis…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo brasileiro zerou o Imposto de Importação de mais 61 produtos para combate à covid-19. Entre os medicamentos, estão a cloroquina e a hidroxicloroquina, que estão sendo testados para tratamento da infecção pelo novo coronavírus.
Por razões de interesse público, o Brasil também suspendeu os direitos antidumping aplicados às importações brasileiras de seringas descartáveis e de tubos de plástico para coleta de sangue.
Publicada nesta quinta-feira, 26, no Diário Oficial da União (DOU), a medida inclui kits para testes de coronavírus, equipamentos e aparelhos farmacêuticos e médico-hospitalares, cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e imunoglobulina, entre outros itens. A informação é do Ministério da Economia. As medidas foram aprovadas em reunião virtual do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
A redução a zero das alíquotas relaciona também, entre outros, álcool etílico, cloreto de sódio puro, oxigênio e dióxido de carbono medicinais; gaze, água oxigenada, lençóis de papel, luvas de proteção, esterilizadores e agulhas; equipamentos de oxigenação e de intubação, aparelhos de respiração artificial, termômetros, instrumentos e aparelhos para diagnóstico.
A nova lista foi elaborada pelos Ministérios da Saúde e da Economia, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela abrange 51 códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), em um total de 61 produtos, que tinham tarifas de importação de até 35%, maior nível tarifário aplicado pelo Brasil para bens industriais.
A decisão do Gecex amplia a relação de produtos anunciada semana passada. O governo já havia zerado a alíquota de importação de 50 produtos, incluindo itens como luvas médico-hospitalares, álcool em gel, máscaras cirúrgicas, termômetros clínicos, roupas de proteção contra agentes infectantes, óculos de segurança e equipamentos respiradores. As alíquotas ficarão zeradas até 30 de setembro de 2020.
Antidumping
Com base em proposta do Ministério da Saúde, o Gecex também aprovou resolução que suspende até a mesma data, por razões de interesse público, direitos antidumping aplicados às importações de seringas descartáveis de uso geral, de plástico, com capacidade de 1 ml, 3 ml, 5 ml, 10 ml ou 20 ml, com ou sem agulhas, originárias da China, e às importações brasileiras de tubos de plástico para coleta de sangue a vácuo, originários da Alemanha, China, Estados Unidos e Reino Unido.
Os direitos antidumping são valores adicionais ao Imposto de Importação que podem ser cobrados quando uma empresa exporta ao Brasil a preço inferior do praticado em seu mercado de origem. As medidas entram em vigor a partir desta quinta-feira.
Notícias mais lidas agora
- Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
- Preso por integrar rede de exploração sexual em MS montava ‘cardápio’ com fotos das vítimas
- Motorista bate de frente com carreta e morre carbonizado na BR-163
Últimas Notícias
Preço dos combustíveis no interior de Mato Grosso do Sul apresentam estabilidade há 1 mês
Levantamento mais recente foi feito entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro
Deputados realizam Audiência Pública para nova prestação de contas da SES
No relatório devem constar a aplicação de recursos, auditorias, oferta e produção de serviços e indicadores da área da Saúde
Membro da torcida Mancha Verde é indiciado por homicídio culposo de cruzeirense
Emboscada deixou 17 torcedores do Cruzeiro ficaram feridos no total
Atual e necessário, tema da redação do Enem leva reflexão sobre lutas e histórias invisíveis no Brasil
Especialistas comemoram tema sobre herança africana do Brasil
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.