Dois dias foi o tempo necessário para os bombeiros combaterem as chamas em propriedades rurais na região do Pantanal do Paiaguás, divisa com o Mato Grosso.

A equipe do 3° Grupamento de Bombeiros Militar de Corumbá, se deslocou para a região para conter o avanço das chamas que assolavam as propriedades rurais. O local é de difícil acesso e fica a 200 quilômetros de Corumbá.

Os militares foram transportados em helicóptero da Marinha do Brasil, onde permaneceram em combate e com o apoio dos funcionários das propriedades rurais ameaçadas pelas chamas. O incêndio foi contido após dois dias de trabalho.

Pantanal em chamas

De janeiro até o final de agosto, o fogo no Pantanal brasileiro já havia queimado uma área correspondente a 12 cidades de São Paulo – 18.646 km2, cerca de 12% da área total do bioma –, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Também foi detectado 10.316 focos de queima desde o início do ano até 3 de setembro, o maior número para o período desde o início dos registros, em 1998.