O clima seco não é novidade em , mas em 2020 o período de baixa umidade do ar que começou no outono deve continuar até o final do inverno no mês de setembro, por isso, os cuidados devem redobrar com a saúde, principalmente pela situação de do novo coronavírus, causador da Covid-19.

De acordo com o prognóstico climático do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) de Mato Grosso do Sul, o inverno está sendo marcado pela estiagem e dias quentes, com ondas de frio irregulares.

Com isso, a previsão para o restante de julho e os meses de agosto e setembro é de diminuição da umidade do ar. Os valores diários podem ficar abaixo dos 30% tendo picos de queda para índices mínimos menores que 20%. O ideal para a saúde humana segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) varia entre 50% e 80%.

A previsão também indica alta probabilidade de chuvas rápidas, mas abaixo da faixa climatológica em grande parte da região, exceto no centro-sul do Estado, onde as chuvas deverão ser acima da média.

Mas a permanência das massas de ar seco deixa as temperaturas no Estado acima da média, principalmente em agosto e setembro, favorecendo queimadas e incêndios florestais.

No entanto, em algumas cidades do leste de MS, as temperaturas podem ficar abaixo da média, com a previsão de algumas massas de ar frio mais continentais.

Baixa umidade e doenças respiratórias

Segundo o médico pneumologista Henrique Ferreira de Brito o outono e o inverno, são estações que sempre causam impacto na saúde, principalmente na saúde respiratória. “Tanto pela troca da estação, mudança na temperatura, mas também porque temos um inverno seco, por isso as pessoas manifestam mais as doenças respiratórias”, explicou.

O especialista destaca que o coronavírus também agride o sistema respiratório e por isso clima frio acaba sendo favorável ao contágio também. “O coronavírus é um vírus que causa um quadro respiratório desde um quadro gripal mais leve até uma pneumonia mais intensa como temos visto e entra nessa situação. O vírus gosta do frio e do seco”, disse ao Jornal Midiamax.

Cuidados com a baixa umidade

  • – Beba bastante líquido;
  • – Atividades físicas não são recomendadas;
  • – Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • – Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
  • – Obtenha mais informações junto à (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).