Pular para o conteúdo
Cotidiano

Calor e ondas de frio: Inverno em MS terá estiagem, tempo seco e muita mudança de temperatura

Com início no próximo dia 20, o inverno em Mato Grosso do Sul deverá ser marcado pela estiagem, com baixa umidade do ar e dias quentes, porém, com a presença de ondas de frio irregulares, conforme o prognóstico divulgado nesta terça-feira (16) pelo meteorologista Natalio Abrão, da Uniderp. Confira os destaques: Baixa umidade do ar […]
Arquivo -
(Foto: Arquivo | Midiamax)
(Foto: Arquivo | Midiamax)

Com início no próximo dia 20, o inverno em Mato Grosso do Sul deverá ser marcado pela estiagem, com e dias quentes, porém, com a presença de ondas de frio irregulares, conforme o prognóstico divulgado nesta terça-feira (16) pelo meteorologista Natalio Abrão, da Uniderp. Confira os destaques:

Baixa umidade do ar

Conforme a previsão, o inverno será marcado pelo clima seco, com umidade do ar próxima dos 30% entre julho e setembro, que proporcionarão manhãs de clima ameno, mas temperatura alta – acima de 32ºC – ao longo do dia. O prognóstico, porém, não descarta a chegada de frentes frias intensas, que podem ocasionar até , sobretudo na região sul do Estado.

Geadas

Segundo Abrão, durante o inverno, há chances de 40% de ocorrência de geadas entre Campo Grande e Sete Quedas, no extremo sul do estado, ainda no fim deste mÊs. Para julho, as chances de geada aumentam para 90%. Os municípios de Ponta Porã, Amambaí, Dourados, , Eldorado, Mundo Novo, Maracaju, e Sete Quedas, situadas no Centro-Sul, devem registrar valores de temperaturas abaixo de cinco graus.

Neblina

A previsão também considera ocorrência de inversões térmicas, sobretudo no período matutino, causando nevoeiros, nevoas e neblinas. Nos dias de baixa umidade do ar, há possibilidade de ocorrência de névoas-secas e as fumaças.

Estiagem

Com ar seco, estiagem prolongada e o vento calmo favorecem a bruma ou fumaça de queimadas – substâncias sólidas suspensas no ar, muitas vezes decorrentes de queimadas e incêndios, ou também como a poeira e a fumaça – poluindo o ar.

As chances de ocorrem nos primeiros dias do inverno, entre 25 e 28, porém, pancadas de chuvas isoladas e fracas, acompanhadas de ventos e muita nebulosidade no centro, sul, sudoeste e sudeste do estado. Não há previsão de frio. Demais regiões seguem com estiagens.

Ondas de frio e calor intenso

O prognóstico aponta poucas ondas de frio em MS durante a estação, devido a interferência de fenômenos como o El Niño e La Niña. Na prática, avanço de todas as massas frias do extremo sul do continente até o sul do MS serão dificultados, ocasionando uma massa polar fraca até o final de Junho e mais duas até o final de Julho, trazendo temperaturas baixas próximas entre cinco e dois graus no centro-sul e de cinco graus na capital do MS.

Fora desses períodos com ondas de frio, a temperatura deverá ser alta, especialmente durante Julho, Agosto e Setembro. Nestes meses ocorrem dias quentes com as máximas acima dos trinta graus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 14 tiros em ciclovia de Campo Grande teria perdido arma de facção criminosa

fumaça

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

br 163 duplicações rodovia quilômetro

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

legendarios arcebispo

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

Últimas Notícias

Cotidiano

Do Centro ao Jardim Aeroporto: vacinação acontece em quatro locais no fim de semana

Plantão de vacinação em Campo Grande será das 7h às 16h45

Cotidiano

Abram as janelas: Fumacê passa por quatro bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

Circulação da equipe da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais está prevista das 16h às 22h

MidiaMAIS

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

Carta de Arcebispo de Campo Grande expõe entraves entre o movimento e a Igreja Católica e não recomenda que fiéis façam parte do grupo

Polícia

‘Amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Marlon Silva Gomes teria perdido o controle da direção