Pular para o conteúdo
Cotidiano

Autocine UFMS terá sessões no aniversário de Campo Grande

Em celebração ao aniversário de 121 anos de Campo Grande o Autocine terá sessões às 18h e às 20h nesta quarta-feira, 26 de agosto. Serão exibidos “Beth e Betinha” e “A dama do rasqueado”, ambos dirigidos pela cineasta e coordenadora do Museu da Imagem e do Som (MIS), Marinete Pinheiro. “Beth e Betinha” tem 18 […]
Arquivo -

Em celebração ao aniversário de 121 anos de o Autocine terá sessões às 18h e às 20h nesta quarta-feira, 26 de agosto. Serão exibidos “Beth e Betinha” e “A dama do rasqueado”, ambos dirigidos pela cineasta e coordenadora do Museu da Imagem e do Som (MIS), Marinete Pinheiro.

“Beth e Betinha” tem 18 minutos de duração e registra a história das “Princesinhas da fronteira”. “Elas formaram a primeira dupla feminina do sertanejo de Mato Grosso do Sul, estado que hoje é conhecido como originário de grandes expoentes do gênero”, informou a cineasta. O filme traz além de shows e apresentações, memórias da dupla, contadas com o bom humor característico.

Com uma hora e 15 minutos de duração, “A dama do rasqueado” traz a trajetória da precursora do gênero e componente da dupla que possui a maior discografia do estado. é considerada A Grande Dama de Mato Grosso do Sul, com mais de 50 anos dedicados à música. “Foi imensamente gratificante e desafiador desenvolver esse projeto. Foi meu primeiro trabalho depois que finalizei a escola de cinema, onde estudei direção de documentário, então a responsabilidade foi grande tanto por contar a história dessa grande mulher, quanto por toda a formação desenvolvida em três anos. A produção foi um processo bastante bacana, de encontro com a música de MS, contamos com a participação de diversos músicos e também de professores da UFMS que explicaram o que é o rasqueado, esse gênero genuinamente da fronteira”, disse.

Marinete Pinheiro contou que em ambos os filmes fugiu da narrativa linear. “Fiz essa opção e assim as pessoas vão descobrindo as histórias ao longo do processo.

A emoção de muitos filmes para nós é a empatia, é ter uma relação próxima com aquela história, com a personagem. Assim acredito que seja o caso com essas duas produções, porque trazem a música que escutamos no dia a dia e, mesmo as gerações mais novas se identificam porque já ouviram por meio de seus pais e avós. Fiquei muito feliz com essa exibição no dia do aniversário de Campo Grande e ainda mais neste espaço de história e memória que é o Autocine UFMS”, finalizou.

Ingressos

Estudantes e servidores da UFMS podem concorrer a ingressos para assistirem às sessões especiais do Autocine. Para participar, é necessário estar logado em uma conta de e-mail da UFMS (passaporte) e preencher um formulário. Servidores podem acessar o formulário clicando neste link. Já os estudantes devem preencher o formulário disponível neste link.

O sorteio dos ingressos será realizado nesta terça-feira, 25 de agosto, às 18h, por meio do https://sorteador.com.br/ e transmitido ao vivo no perfil da UFMS no Instagram. O sorteio é fruto de uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), de Assuntos Estudantis (Proaes) e de Gestão de Pessoas (Progep). A retirada dos ingressos deverá ser feita na quarta-feira, 26, das 15h as 17h, na entrada do Autocine UFMS.

Lançamento de livro

No dia 25 de agosto, também no Autocine UFMS, às 19h, será realizado o lançamento do livro “A glória desta morena”, obra em homenagem a Maria da Glória Sá Rosa e organizada por Sylvia Cesco.

A professora Glorinha de Sá Rosa foi docente na UFMS e fez parte da Sul-mato-grossense de Letras onde ocupava a cadeira de número 19. Em muito contribuiu para a educação e cultura de Mato Grosso do Sul. Entre outras realizações, fundou o Universitário Campo-grandense (TUC) e o Cine Clube de Campo Grande, dirigiu o Prata da Casa, projeto que promoveu tanto espetáculos de música ao vivo, quanto a edição de disco regionais; e atuou no poder público no Conselho Estadual de Cultura, na Secretaria de Cultura e Esportes e na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

“A glória desta morena” traz cinco textos inéditos da professora Maria da Glória Sá Rosa e outras publicações de 29 autores convidados. O lançamento será na modalidade drive-in. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Recapeamento de avenidas irá custar R$ 3,20 milhões em Bataguassu

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

ufms

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

moraes

Além da proibição de entrada nos EUA, autoridades brasileiras podem ter bens confiscados

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Projeto Blossom mostra qualidade audiovisual e criativa de artistas locais no setor de moda

Política

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá sessão entre 16 a 31 de julho

Cotidiano

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Guia para moradores de Campo Grande será disponibilizado nos formatos de manual, guia e cartilha

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

Atualizações dos dados epidemiológicos da dengue em Mato Grosso do Sul apontam que o estado não registrou novos óbitos pela doença nos últimos sete dias