Mesmo com abertura de 25 novos leitos críticos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o HRMS ( de ) não suportou o avanço dos casos de coronavírus (Covid-19) e chegou a 100% de ocupação nesta quinta-feira (3).

Conforme o boletim diário emitido pela unidade, são 79 leitos críticos e todos estavam ocupados na data. Além disso, outros 21 leitos UTI para pacientes não Covid-19 também estavam lotados.

O informe mostra ainda que havia 13 pessoas na área vermelha do hospital. Então, a taxa de ocupação chegou a 113%.

O número de internações de pacientes com Covid-19 subiu 29,5% em apenas uma semana no HRMS, que é referência no tratamento da doença pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O número saltou de 61 para 79 em uma semana.

Aumento de leitos não acompanha avanço da Covid-19 e HRMS tem superlotação de 113%

Risco de colapso

Além do HRMS, outros hospitais já enfrentam a falta de leitos para receber pacientes em estado mais grave da Covid-19. Na rede particular, o Hospital da Unimed está com todos os leitos UTI ocupados desde o dia 23 de novembro.

O Hospital El Kadri e Proncor que possuem 10 vagas em UTI para Covid também estão com a ocupação máxima há pelo menos 10 dias.

A Prefeitura de informou que abriu novos 5 leitos para pacientes do SUS no Hospital Adventista do Pênfigo. Portanto, das 15 vagas disponíveis na unidade, 10 estão ocupadas.

O Painel Mais Saúde mostra que a Clínica Campo Grande ainda possui 2 leitos UTI disponíveis para pacientes Covid. No total são 10 para o tratamento da doença. Já a Santa Casa informou que tem 3 leitos críticos para infectados pelo coronavírus.

Já o Hospital da é o que tem a menor taxa de ocupação. São 28 internados para 35 vagas disponíveis, consta no painel Mais Saúde.