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Cotidiano

Após flagra, shoppings terão 48h para corrigir falhas de biossegurança

Após serem flagrados descumprindo regras da quarentena, os shoppings de Campo Grande receberam do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) prazo de 48h para se adequarem às normas de biossegurança exigidas para contenção do novo coronavírus. As exigências foram direcionadas ao Shopping Campo Grande, Shopping Norte-Sul, Shopping Bosque dos Ipês e Pátio Central […]
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Após serem flagrados descumprindo regras da quarentena, os shoppings de Campo Grande receberam do MPMS (Ministério Público de ) prazo de 48h para se adequarem às normas de biossegurança exigidas para contenção do novo coronavírus.

As exigências foram direcionadas ao Shopping , Shopping Norte-Sul, Shopping Bosque dos
Ipês e Pátio Central Shopping, após fiscalização feita nos dias 22 e 23 de abril pela 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Púbica apontar descumprimento a medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Na recomendação, são apontados os números de disseminação da doença e os decretos já editados no intuito de conter sua expansão. A íntegra das orientações pode ser conferida no procedimento administrativo de n.º 09.2020.00000657-9, publicado na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial do MPMS.

Confira abaixo as irregularidades encontradas em cada um dos shoppings e que terão que ser  solucionadas em 48h:

  • Bancos nos corredores com aglomeração de pessoas;
  • Ausência de aferição de temperatura corporal e de disponibilização de álcool em gel na entrada;
  • Não visualizado álcool em gel nos corredores de circulação;
  • Presença de funcionários/colaboradores/lojistas sem uso de máscaras de proteção;
  • Algumas lojas sem álcool em gel na entrada;
  • Algumas lojas sem controle de acesso ou fluxo de entrada e saída separados;
  • Algumas lojas sem indicação de distanciamento nas filas;
  • Ausência de abordagem informativa ou cartazes nas entradas, corredores ou escadas, havendo somente na entrada de algumas lojas;
  • Entrada de agência bancária sem marcações de distância e com aglomeração de pessoas.

Shopping Norte-Sul Plaza

  • Presença de funcionários/colaboradores/lojistas sem uso de máscaras de proteção;
  • Ausência de disponibilização de álcool em gel na entrada;
  • Não visualizado álcool em gel nos corredores de circulação;
  • Algumas lojas sem álcool em gel na entrada; algumas lojas sem controle de acesso ou fluxo de entrada e saída separados;
  • Algumas lojas sem indicação de distanciamento nas filas;
  • Ausência de abordagem informativa ou cartazes nas entradas, corredores ou escadas, havendo somente na entrada de algumas lojas.

Shopping Bosque dos Ipês

  • Presença de funcionários/colaboradores/lojistas sem uso de máscaras de proteção;
  • Algumas lojas sem álcool em gel na entrada;
  • Algumas lojas sem controle de acesso ou fluxo de entrada e saída separados;
  • Algumas lojas sem indicação de distanciamento nas filas.

Shopping Pátio Central

  • Algumas mesas da praça de alimentação sem o distanciamento necessário ou interdição para que não seja utilizada;
  • Estabelecimentos da praça de alimentação não estavam com marcações no chão para orientar o distanciamento social;
  • Não visualizado álcool em gel nos corredores de circulação;
  • Ausência de abordagem informativa ou cartazes nas entradas, corredores ou escadas, havendo somente na entrada de algumas lojas;
  • Algumas lojas sem álcool em gel na entrada;
  • Algumas lojas sem controle de acesso ou fluxo de entrada e saída separados;
  • Presença de funcionários/colaboradores/lojistas sem uso de máscaras de proteção.

Na recomendação, a promotora de Justiça Filomena Aparecida Depólito solicita à prefeitura que, por meio da (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), adote o ‘poder-dever de polícia’ para assegurar, no prazo de 5 dias, o cumprimento de todas as exigências listadas.

O Shopping Campo Grande entrou em contato com o Jornal Midiamax e informou por nota que atento às determinações do poder público. “A administração adotou protocolo rigoroso de higienização e intensificou as medidas de prevenção à Covid-19. O shopping reforçou as orientações aos lojistas e desenvolveu ações de engajamento, visando a segurança de clientes, lojistas e colaboradores”.

A respeito das irregularidades encontradas, o Shopping explica que o que fez para solucionar os problemas. Com relação aos bancos nos corredores com aglomeração de pessoas, corrigiu com instalação do acrílico nos bancos; sobre a fala de aferição de temperatura na entrada e de álcool gel na porta, informou que todos os acessos estão com termômetros e álcool gel.

O Shopping informa que aumentou a quantidade de álcool em gel nos corredores e que as lojas que estão sem máscaras de proteção para funcionários ou sem álcool em gel na entrada foram notificadas. Sobre lojas sem controle de acesso ou fluxo de entrada e saída separados, os lojistas foram notificados e foram instalados cartazes informando a capacidade máxima permitida.

Lojistas também foram notificados sobre a falta de distanciamento nas filas. Sobre a ausência de abordagem informativa ou cartazes nas entradas, corredores ou escadas, o Shopping informa que cartazes foram instalados. Também foram instaladas demarcações na fila em todos os bancos.

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