Dez dias depois de reabrirem as portas, shoppings foram flagrados descumprindo de biossegurança para prevenção ao coronavírus. O MPMS (Ministério Público de ) realizou visitas nos quatro shoppings de e encontrou irregularidades nos estabelecimentos, como mesas sem espaçamento adequado, falta de álcool gel e até funcionários sem máscaras de proteção. O Ministério recomendou que o município garanta o cumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus nos shoppings centers da Capital.

A condição para o funcionamento é que sejam preenchidas as normas sanitárias e também cumpridas as regras de biossegurança estabelecidas em normas municipais e de saúde pública aplicáveis ao Shopping Campo Grande, ao Shopping Norte-Sul, ao Shopping Bosque dos Ipês e ao Pátio Central Shopping. Um decreto municipal autorizou o retorno gradativo do funcionamento das atividades comerciais, desde que atendidas as orientações de segurança para evitar a transmissão do .

A 32ª Promotoria de Justiça realizou visitas, nos dias 22 e 23 de abril, aos quatro shoppings da Capital para analisar se estão cumprindo com as regras de biossegurança. No relatório da vistoria técnica apresentado à Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, foram constatadas irregularidades.

Entre as irregularidades, havia problemas como como: mesas da praça de alimentação sem o distanciamento necessário ou interdição para que não sejam utilizadas; estabelecimentos da praça de alimentação não estavam com marcações no chão para orientar o distanciamento social; não disponibilização de álcool em gel nos corredores de circulação; ausência de abordagem informativa ou cartazes em entradas, corredores ou escadas; lojas sem álcool em gel na entrada e sem controle de acesso ou fluxo de entrada e saída separados; presença de funcionários, colaboradores, e lojistas sem uso de máscaras de proteção.

Diante da situação, o MPMS recomendou à (Secretaria Municipal de Saúde) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) que fiscalizem os shoppings para que sejam adotadas as medidas de segurança. Shoppings devem cumprir medidas de enfrentamento à pandemia, uma vez que estão autorizados a funcionar apenas se preenchidas as condições sanitárias e cumpridas regras de biossegurança.

(com informações do MPMS)