O comércio geral e o setor de prestação de serviços de Corumbá –a 419 km de Campo Grande– poderá voltar a atender aos sábados, depois de um fim de semana de portas fechadas em meio às ações de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Decreto publicado nesta quinta-feira (25) pela prefeitura municipal reajustou o horário de funcionamento dos estabelecimentos.
Conforme o Diário Corumbaense, antes, as lojas de Corumbá funcionavam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Agora, ficarão abertas das 8h às 18h. Aos sábados, que antes tinha a abertura proibida, o funcionamento será das 8h às 14h.
A proibição de abertura aos domingos continua valendo, conforme previsto no decreto 2.336/2020, publicado no Diário Oficial de Corumbá.
Por outro lado, alguns estabelecimentos terão horários de funcionamento diferenciados, atrelados a medidas de biossegurança por atividade.
Restaurantes, lanchonetes e similares; bares que também vendam alimentos preparados em suas dependências; clínicas médicas, odontológicas e veterinárias; postos de combustíveis (apenas as bombas); borracharias; e farmácias (resguardado o plantão) poderão funcionar aos sábados e domingos das 8h às 20h30.
Açougues, supermercados, mercados e mercearias poderão abrir das 7h às 20h30 aos sábados e das 7h às 14h os domingos. Panificadoras, padarias e confeitarias também vão funcionar nesses dias, das 6h às 20h30.
Conveniências e bares que só vendam bebidas em geral (sem consumo no local e nas imediações) poderão abrir aos sábados e domingos das 7h às 20h30.
O sistema de delivery será liberado até as 22h e deve identificar os entregadores. Já motoristas de aplicativos, táxis e mototáxis poderão rodar até as 21h, sendo autorizados a atuar durante o horário de toque de recolher e situações emergenciais.
Indústrias que trabalham em turnos ininterruptos e concessionários, permissionários e delegatários de serviços públicos poderão funcionar normalmente nos dias de semana, aos sábados e domingos.
As demais medidas de combate ao coronavírus e as excepcionalidades de funcionamento de restaurantes, mercados e outras atividades nos dias de semana seguem mantidas. Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail [email protected].