Pular para o conteúdo
Cotidiano

Notificadas, escolas particulares devem explicar preços durante pandemia a partir desta quinta

Depois de serem notificadas, algumas escolas particulares de Campo Grande devem apresentar a partir desta quinta-feira (7) documentos e informações a respeito dos descontos oferecidos aos pais de alunos durante o período de pandemia. As escolas tiveram 72 horas de prazo depois de serem notificadas pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, MPMS (Ministério […]
Arquivo -

Depois de serem notificadas, algumas escolas particulares de devem apresentar a partir desta quinta-feira (7) documentos e informações a respeito dos descontos oferecidos aos pais de alunos durante o período de pandemia. As escolas tiveram 72 horas de prazo depois de serem notificadas pela de Mato Grosso do Sul, (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e Procons Municipal e Estadual. 

Nem todas as escolas devem apresentar a documentação nesta quinta-feira (7), já que apenas algumas escolas foram notificadas no primeiro dia do mutirão, que começou na segunda-feira (4). A Superintendente do em exercício, Patrícia Mara da Silva, explica que a maioria das escolas foram notificadas, mas outras ainda não porque estavam fechadas. 

“Tem escola cujo prazo de 72 horas está vencendo hoje, outras ainda não foram notificadas por estarem fechadas, também tem as que já apresentaram plano descontos junto com a planilha. A orientação de referência é que o pai procure a escola e documente seu pedido de desconto protocolado ou enviando por e-mail”, explica.

Escolas devem dar descontos

Conforme o Procon, o Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul) não aceitou acordo proposto para oferecer descontos aos estudantes em meio à redução das atividades durante a pandemia –na qual as escolas suspenderam as aulas presenciais e foram orientadas a adotar o EaD (Ensino à Distância). A ideia era dar um abatimento de 25% nas mensalidades de alunos menores de 4 anos e de 15% para os demais.

Como o Sinepe não aceitou o acordo –defendo a negociação das escolas aluno por aluno–, o entendimento começou a ser feito escola por escola. A ação leva em conta a declaração de pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e a obrigação do Estado em promover a Defesa do Consumidor. A notificação conjunta abriu prazo para o fornecimento das informações.

As escolas devem apresentar planilha de custos que resultou na formação do valor das mensalidades para este ano, a planilha específica de março e abril (inclusive com alegados custos majorados durante a pandemia), e se a instituição ofereceu desconto aos pais ou responsáveis pela suspensão das aulas presenciais naqueles dois meses e se há projeção de renovar os descontos em maio. A não prestação das informações é considerada conduta infracional consumerista e pode ser alvo de sanção administrativa ou criminal.

(Colaborou Humberto Marques)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados