Neste domingo (18), um da raça pitbull foi flagrado andando com um cachorrinho morto na boca, pelas ruas de Três Lagoas, a 338 quilômetros de . Os frequentes ataques e mortes registrados em Mato Grosso do Sul, reascendem a polêmica de que os animais de grande porte são extremamente violentos e agressivos.

De acordo com a adestradora de cães, Ana Clara Rosa Balbé, os tutores devem observar atentamente o instinto de cada pet. Qualquer animal de comportamento agressivo deve passar por treinamento para evitar acidentes.

“Os pitbulls, assim como muitos outros de raças fortes, têm em suas características a guarda e proteção. São animais extremamente dóceis, mas qualquer animal que for treinado ou mal treinado, pode desenvolver mais a agressividade. A diferença de um para um yorkshire, por exemplo, é a potência da mordida”, ressalta.

Segundo a profissional, os donos de animais de grande porte jamais devem deixar de se preparar ao receber um cão do tipo em casa, isso inclui a visita e acompanhamento de um adestrador desde os primeiros dias na residência, que vai orientar a família com relação à socialização desse cão com outros cães e pessoas.

“Já quem quer ter um cão em casa, seja por guarda ou qualquer outro motivo, deve se atentar muito mais ao local que esse cão vai ficar, se o acesso à rua é completamente fechado e qual vai ser o contato desse animal com outras pessoas da casa ou animais. Conhecer o criador e a genética de cada cão é a primeira forma de prevenir comportamentos agressivos, por exemplo, uma linhagem de cães agressivos não vai gerar cães extremamente dóceis”, explica.

Cuidados dentro e fora de casa

Além de se informar e procurar ajuda de um profissional antes mesmo do cão apresentar comportamentos agressivos, para evitar acidentes fora de casa, o essencial é usar coleira e focinheira na hora do passeio.

“Existem equipamentos específicos para os passeios, garantindo a segurança e bem-estar do cão de grande porte e que cães de raça forte não podem jamais passear soltos na rua”, finaliza.