Após mais de dois mil hectares consumidos pelas chamas das queimadas, o incêndio no Pantanal foi controlado. Foram três dias de combate intenso na Nhecolândia, região leste de , a 426 km de Campo Grande.

A ação de combate foi realizada pelos bombeiros. Então, para o trabalho de campo para debelar as chamas nove bombeiros contam com o apoio de peões e maquinários das fazendas atingidas. De acordo com o tenente-coronel bombeiro Frederick Caldeira, o acesso por terra, na via MS-228, e estradas boiadeiras, contribuíram para uma ação mais rápida.

O tenente-coronal é responsável pelas operações antifogo do Corpo de Bombeiros em Corumbá. “Graças ao excelente trabalho e auxílio dos bombeiros e a estrutura das fazendas conseguimos controlar a extensão do fogo, evitando o pior”, comentou a proprietária de uma das fazendas afetadas, Maria Regina Camponez.

A fazenda Conquista, vizinha da fazenda de Maria Regina, resguardou o território com aceiros e ainda ajudou no combate aos incêndios cedendo os maquinários às equipes da ação. O fogo queimou cerca de 800 hectares da fazenda Ita e na Paiol, 1.300 hectares foram afetados.

Fogo na beira do rio

Além das áreas afetadas diretamente nas fazendas, os incêndios do Pantanal também atingem a beira do Rio Paraguai e a morraria da região. Então, para controle e atendimento de casos emergenciais de fogo, o Corpo de Bombeiros mantém dez homens e quatro viaturas disponíveis para Corumbá.

O tenente-coronel explicou que existe um alerta permanente, causado por focos de calor na fronteira com a Bolívia. Neste sábado (08), a cidade amanheceu sem fumaças e fuligens.

Assim, uma equipe está a caminho da região da Estrada-Parque, MS-228 e MS-184. O grupo deve realizar vistorias dos focos de calor e trabalho de educação ambiental