O Sioms (Sindicato dos Odontologistas de ) publicou uma nota em relação a profissionais que atuam nas unidades de saúde do Estado. A manifestação se deu após caso envolvendo agressão a uma dentista em unidade de saúde de Campo Grande.

Na nota, o sindicato recomenta que o município providencie o aumento de efetivo de guardas municipais para garantir a segurança dos profissionais da saúde. O sindicato explica que o caso desta terça-feira não foi o primeiro. Frequentemente, segundo o sindicato, casos de agressão contra profissionais da área da saúde são registrados nas UBS, UBSF e UPAs. Muitos profissionais sofrem agressões verbais e chegam até as , nas agressões físicas.

Na opinião do presidente do sindicato, David Chadid: “É fundamental que sejam colocados mais Guardas Municipais nas unidades de saúde, para que os profissionais trabalhem com a tranquilidade necessária para dar o atendimento de qualidade que a nossa população merece”.

Mesmo com diversos casos, o presidente diz que não consegue uma estatística sobre os casos. “Tomamos conhecimento, mas nem todos os profissionais registram as ocorrências e isso dificulta que seja feito um quantitativo e não temos a informação se o município, ou outro órgão competente possua dados”.

Em razão disso, o SIOMS expressou sua indignação e lamenta o fato ocorrido com a cirurgiã-dentista na unidade São Francisco nesta terça-feira (15). O sindicato foi acionado e está dando suporte jurídico a profissional. E também deixou claro que os profissionais podem entrar em contato com sindicato para ter acesso a informação e suporte sempre que necessário.

Diante deste caso, estão oficiando o município para solicitação de providências quanto a melhoria de segurança para com os servidores.