Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apesar de denúncias, Detran-MS abandona serviço e ECVs assumem exclusividade em vistorias

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) afirmou nesta quinta-feira (9) que deixará de realizar o serviço de vistorias veiculares a partir do dia 17 de agosto deste ano. Desta forma, o serviço obrigatório para transferências e para licenciamento de veículos com mais de 5 anos – passam a ser exclusividades das ECVs (Empresas […]
Arquivo -
Vistoria no pátio do Detran-MS (Foto: Guilherme Cavalcante | Midiamax)
Vistoria no pátio do Detran-MS (Foto: Guilherme Cavalcante | Midiamax)

O (Departamento Estadual de Trânsito de MS) afirmou nesta quinta-feira (9) que deixará de realizar o serviço de vistorias veiculares a partir do dia 17 de agosto deste ano. Desta forma, o serviço obrigatório para transferências e para licenciamento de veículos com mais de 5 anos – passam a ser exclusividades das ECVs (Empresas Credenciadas de Vistoria) cadastradas junto ao órgão.

A data foi definida na manhã desta quinta-feira, em reunião entre a presidência do Detran-MS e a Assovis-MS (Associação das Empresas de Vistorias de MS) e deverá ser oficializada em publicação futura do DOE (Diário Oficial do Estado).

O fim do serviço de vistoria veicular do Detran-MS é uma pá de cal na luta pela modernização do serviço no pátio do órgão, uma história permeada por escândalos com indícios de , fraudes e ações judiciais – que culminaram até em episódio conhecido como “caos na vistoria”.

O fato foi motivado por aberta pelo MPMS (Ministério Público Estadual) com base em flagrantes levados a público pelo Jornal Midiamax que colocaram em xeque a eficiência das ECV e do trabalho de fiscalização da Corregedoria de Trânsito do Detran-MS.

A Ação Civil Pública, a propósito, resultou do desarquivamento de um inquérito de 2015, que por três anos apurou irregularidades cometidas contra ECVs de Campo Grande. O inquérito foi arquivado por ausência de provas e, pouco depois, reaberta, após o Jornal Midiamax comprovar que um veículo com motor fundido durante uma vistoria veicular em ECV.

Com isso, na ocasião, um pedido de liminar apresentado pelo promotor de Justiça Marcos Alex Vera de Oliveira, pedindo a suspensão das ECV, foi acatado e o serviço obrigatório de vistoria veicular ficou restrito ao pátio do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) – o que também causou lentidão e longas filas no órgão de trânsito por três dias, quando a liminar foi cassada.

Adoção de sistema

Após constatação de que empresas credenciadas estariam fraudando vistorias em veículos sem condições de rodagem, foi publicada a Portaria 27, que aumentou as exigências técnicas e operacionais para as ECVs. Todavia, a norma estendeu-se apenas às empresas e o próprio órgão estadual seguiu desobrigado de cumprir as regras, como filmagem e fotografia dos procedimentos e adoção de sistema informatizado, o que perdura até o presente momento.

De acordo com a Portaria, as empresas devem filmar todas as vistorias com aplicativos informatizados homologados e instalados em tablets ou smartphones. A gravação deve documentar as condições dos pneus e estepe, vidros, retrovisores, faróis, lanternas, para-choques, portas, capôs, painéis laterais e outros itens.

Todos os vídeos devem mostrar a placa traseira do veículo, permitindo a identificação do mesmo e do vistoriador, mostrando seu rosto, nome legível e crachá. No entanto, o próprio Detran-MS segue sem realizar o serviço de vistoria desta forma. Na época, o órgão frisou que a norma trata de obrigatoriedade apenas para as ECVs, mas que deveria adotar o mesmo sistema.

A reportagem entrou em contato com o Detran-MS sobre a justificativa para abandonar o serviço, sem a adoção da tecnologia que impõe rigor, conforme anunciado, e aguarda posicionamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Agentes da PRF morrem durante perseguição no Rio de Janeiro

Hugo Calderano derrota japonês e vai pela 1ª vez à semifinal da Copa do Mundo de tênis de mesa

EUA suspenderão esforços de paz na Ucrânia se não houver progresso, alerta secretário de Estado

Homem é esfaqueado na cabeça ao cobrar aluguel de ex-inquilino na Vila Planalto

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

comércio

Sexta-Feira Santa: Confira o que abre e o que fecha no feriadão em Campo Grande

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

Hugo Motta aciona Polícia Legislativa após ataque a tiros a carro do deputado Sargento Portugal

Últimas Notícias

Mundo

Alunos relatam pânico em ataque que matou 2 em universidade da Flórida

Ataque na escola aconteceu na quinta-feira, 17

Política

Ativista anti-feminista e de direita, Vivi Tobias é nomeada na Secretaria da Mulher da Capital

Liderança do movimento Resistência Conservadora MS ocupará cargo de assessora-chefe com salário de R$ 5,4 mil

Polícia

Homem joga vaso de flores e garrafa de café contra a esposa após discussão em MS

Mulher disse aos policiais que tinha medida protetiva contra o marido, mas havia reatado o relacionamento

Cotidiano

VÍDEO: Chuva alaga bairros, derruba muros e arrasta até piscina em Guia Lopes

Prefeitura informou que equipes estão prestando atendimento às famílias atingidas