Em situação de emergência desde a última semana para as tipagens sanguíneas O, A e B, o Hemsoul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está recebendo os doadores até às 17h nesta segunda-feira (20).

Com a queda no número de doações de sangue em , os estoques sofrem com o desabastecimento e estão abaixo dos 10%.

“A única tipagem que está com estoque bom é AB. Precisamos de doações dos tipos O, A e B, positivo e negativo”, reforça a gerente de relações públicas do Hemosul, Mayra Franceschi.

Vale destacar que, por conta da do , covid-19, no local não pode existir aglomerações, por isso quem quiser pode agendar a doação por telefone.

Além disso os doadores devem obrigatoriamente usar máscara e respeitar o distanciamento. Álcool para higienização das mãos também está sendo disponibilizado no local.

O Hemosul é responsável pelo abastecimento de todos os hospitais públicos e privados do Estado.  A unidade de coleta de Campo Grande fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 e os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (67) 3312-1516, 3312-1529 e pelo 99298-6316.

Para os endereços e contatos para agendamento nas unidades do interior, os doadores podem acessar aqui

Quem pode doar?

Para ser doador é necessário levar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos e possuir idade entre 16 e 69 anos. Critérios para a em Mato Grosso do Sul podem ser conferidos direto na página do Hemosul.