O Aeroporto Internacional de , a 444 quilômetros de Campo Grande, recebeu ação de desinfecção nesta quinta-feira (30), por militares da e do Exército Brasileiro. O Posto de Fiscalização Esdras, na com a Bolívia, foi o primeiro a ser desinfectado, para fortalecer as frentes de prevenção no combate ao novo .

Conforme o Diário Corumbaense, em Corumbá, já são cinco casos positivos, sendo um por transmissão comunitária e outros quatro importados. Ladário, município vizinho, tem três casos da doença, todos pacientes que contraíram o vírus em outras cidades.

“A intenção é contribuir com as agências, órgãos de Saúde da região, num esforço integrado para mitigar os impactos do coronavírus aqui em nossa região”, explicou o capitão de fragata (Fuzileiro Naval) Marcelo Andrade Garcia, do 6° Distrito Naval, Marcelo Garcia.

O militar ainda disse que no local foram feitas três etapas de descontaminação, que é o que acontece tecnicamente em qualquer lugar. “Os militares iniciaram com uma descontaminação e desinfecção da parte interna do Aeroporto, onde foram utilizados produtos como hipoclorito, álcool 70%, álcool isopropílico, para equipamentos eletrônicos, além de detergente neutro. Na parte externa, foi realizada uma grande lavagem da área e finalizando, a descontaminação técnica, que é do próprio pessoal que esteve na área”, explicou o capitão de fragata.

Ao todo, 30 homens, pertencentes às duas instituições militares, do 6° Distrito Naval; 17º Batalhão de Fronteira (17º BFron) e Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan), estiveram envolvidos no trabalho, todos eles subordinados ao Comando Conjunto Oeste (C Cj Oeste).

O aeroporto de Corumbá segue operando normalmente, das 07h às 17h. Apenas o voo doméstico regular, realizado pela empresa Azul Linhas Aéreas, que oferta 118 assentos quando em operação normal, foi suspenso até o dia 30 de junho, conforme a superintendência da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Por estar em funcionamento, o aeroporto registra de sete a oito operações semanais de voos domésticos de viação geral, entre eles, o transporte aeromédico, a UTI aérea.
Nos últimos dias, o aeroporto também recebeu aeronaves envolvidas em Operação de Combate a Incêndios Florestais em Corumbá.