Alunos de graduação presencial ou de mestrado ou doutorado da Cidade Universitária que possuem conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) podem concorrer a bolsas para prestar apoio pedagógico a acadêmicos surdos. As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro.

Interessados devem preencher e enviar o formulário online no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). O resultado final está previsto para 13 de março e o início das atividades para 16 de março.

Segundo Mirella Fonseca, chefe da Divisão de e Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), é importante compreender as características da Língua Brasileira de Sinais, “Libras é a segunda língua oficial do Brasil, mas para os surdos ela é a primeira”. Mirella explica ainda que o apoiador não exercerá um papel técnico, de interpretar as aulas, mas sim de auxiliar de perto os alunos e entender suas dificuldades. “Já contamos com intérpretes de Libras nas salas de aula. O estudante que for auxiliar o aluno surdo vai apoiar em relação às especificidades da língua. Por exemplo, quando nós vamos para um país diferente, não vamos entender tudo da língua, em aspectos culturais. É a mesma coisa com Libras”.

São ofertadas três bolsas com valor de R$400 e vigência durante todo período letivo de 2020, com exceção dos meses de férias. Não é permitido estar no último semestre do curso no ato da inscrição e o candidato deverá disponibilizar de 16 horas semanais para atender às atividades programadas.