À espera da chuva: início de setembro tem aumento de 136% de incêndios no Pantanal
Um dos fatores que pesou para o trágico 2020 para o Pantanal é a condição climática adversa. Depois de ter o segundo pior mês de agosto desde 1998, a primeira semana de setembro tem aumento de 136% nas queimadas, saltando de 178 no ano passado para 421 em 2020, conforme o Inpe (Instituto Nacional de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um dos fatores que pesou para o trágico 2020 para o Pantanal é a condição climática adversa. Depois de ter o segundo pior mês de agosto desde 1998, a primeira semana de setembro tem aumento de 136% nas queimadas, saltando de 178 no ano passado para 421 em 2020, conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Conforme o Climatempo, a previsão é de que setembro o número de queimadas continue aumentando na região. Isso porque, segundo os meteorologistas, a situação de calor intenso e ar muito seco vai predominar por mais algumas semanas. A chuva de frentes frias que passam pelo Sul do Brasil não conseguem chegar ao Pantanal.
Uma mudança no padrão da circulação de ventos sobre o Brasil para que volte a ter condições de chuva só deve correr na última semana de setembro.
Por que chegou a esse ponto?
Em relação ao clima, foi justamente a chuva (umidade) que faltou este ano, desde o verão. Os padrões médios dos ventos, em diversos níveis da atmosfera, dificultaram a formação de áreas de chuva sobre o Pantanal durante verão, época em que deveria chover com regularidade e abundância.
O volume de chuva abaixo do normal no verão fez com que o Pantanal entrasse no período normal de seca , que é o outono/inverno) com uma reserva de umidade no ar e no solo muito menor.
Com a vegetação ficando cada vez mais ressecada com a falta de chuva prolongada, além da ação de ventos e de baixa umidade no ar, o fogo se espalha rapidamente
Trágico 2020
O ano de 2020 está sendo um dos mais trágicos no histórico do fogo no Pantanal.
De acordo com o monitoramento do Inpe, de 1º de janeiro até o dia 7 de setembro de 2020, foram registrados 12.042 focos de fogo no Pantanal. É a terceira maior quantidade de focos desde o início do histórico, em 1998.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.