Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Moradores bloqueiam BR-262 para evitar despejo de área ocupada há 20 anos

Moradores de uma área ocupada irregularmente no Jardim Colorado bloqueiam a BR-262, na frente do aterro sanitário de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (11). Os manifestantes têm duas reivindicações: impedir o despejo das famílias e reclamar do odor da Organoeste, empresa de fertilizantes que atormenta os moradores dos bairros vizinhos com o cheiro forte. […]
Arquivo -

Moradores de uma área ocupada irregularmente no Colorado bloqueiam a BR-262, na frente do aterro sanitário de , na manhã desta sexta-feira (11). Os manifestantes têm duas reivindicações: impedir o despejo das famílias e reclamar do odor da Organoeste, empresa de fertilizantes que atormenta os moradores dos bairros vizinhos com o cheiro forte.

Uma das lideranças, o autônomo Jorge da Silva, 26 anos, explicou ao Jornal Midiamax que o foco é a moradia, mas, como uma das justificativas para o despejo é que a comunidade polui o meio ambiente, eles querem chamar a atenção para situações que também causam a poluição: o lixão e a Organoeste.

O bloqueio é realizado nos dois sentidos da rodovia e já há engarrafamento. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou congestionamento de aproximadamente 1,5 quilômetro, contudo, os condutores possuem alternativas nos dois sentidos para desviar dos manifestantes. Em negociação com os moradores, o trânsito está sendo liberado por alguns minutos e a pista volta a ser bloqueada.

Os manifestantes prometem interditar as pistas até conseguirem que representantes do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) e da Emha (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande).

Os moradores da área ocupada no Jardim Colorado já receberam a ordem de reintegração de posse da Prefeitura – dona da área e, segundo foram informados na Defensoria Pública, o prazo deixar o local é de 30 dias, a contar da última segunda-feira (7).

“Nós vamos bloquear até conseguirmos falar com os representes. Se não for resolvido, vamos fazer manifestação todos os dias. Ontem, fomos à Defensoria Pública e procuramos a Emha. Porém, ninguém nos atendeu”, diz o borracheiro Paulo, 42 anos.

Segundo os manifestantes, o protesto não tem hora para acabar. A PRF informou que a central de operações vai tentar contato com os órgãos que os moradores solicitam para poder negociar a desobstrução das pistas.

A Emha informou ao Jornal Midiamax que nenhum dos manifestantes procurou a Agência.

Ocupação

Moradores do Jardim Colorado foram intimados, nesta semana, a deixarem uma área que é ocupada por cerca de 400 famílias há quase 20 anos. O local, dividido em dois lados, a ‘quadra 1′ que visivelmente não está estruturada. Casas sem acesso a água e luz. Barracos de madeira, e acesso difícil para veículos. E a ‘quadra 2′, casas de alvenaria, água, luz, telefone e até mesmo coleta de lixo.

Segundo moradores, a justificativa seria de que a ocupação, localizada às margens do Rio Anhanduí, estaria poluindo o meio ambiente.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Últimas Notícias

Esportes

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Agora, a equipe comandada por Arthur Elias enfrentará o Uruguai, segundo colocado do Grupo A

Polícia

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Após parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu mesmo diante de quase uma hora de tentativas de reanimação

Polícia

Cansada do ‘som alto’, mulher chama polícia para vizinho mesmo sob ameaça

Caso aconteceu no Aero Rancho, em Campo Grande. O autor já havia a ameaçado caso ela procurasse a polícia

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.