Terceira morte por arenavírus é confirmada na Bolívia
O médico Gustavo Vidales é a terceira vítima do arenavírus, a febre hemorrágica transmitida por roedores que colocou em alerta Corumbá. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (10), data do óbito, pela ministra da Saúde da Bolívia, Gabriela Monteño, após coletiva à imprensa do país. De acordo com as informações oficiais, Vidales morreu na madrugada […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O médico Gustavo Vidales é a terceira vítima do arenavírus, a febre hemorrágica transmitida por roedores que colocou em alerta Corumbá. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (10), data do óbito, pela ministra da Saúde da Bolívia, Gabriela Monteño, após coletiva à imprensa do país.
De acordo com as informações oficiais, Vidales morreu na madrugada após falência múltipla de órgãos, no hospital Obrero, em La Paz, onde estava internado. Ele era um dos integrantes da equipe médica que teve contato com o “paciente zero”, um homem de 65 anos identificado como Macario Gironde, que apresentou os primeiros sintomas no último dia 1º de maio, vindo a falecer sete dias depois.
Além do idoso, a médica Ximena Cuellar, que prestou os primeiros atendimentos a Gironde e a um familiar da vítima, de 22 anos, também morreu. Vidales, portanto, é a terceira morte confirmada.
Vidales estava internado em área de isolamento na CTI (Centro de Terapia Intensiva) do hospital, assim como outro médico, identificado como Marco Ortiz, que também teve contato com Macario Girondi. Os pacientes estavam apresentando boa evolução, apesar do quadro delicado. O medicamento ribavirina segue sendo administrado em Ortiz, conforme informações do jornal El Deber.
Em alerta
As infecções por arenovírus ocorreram na região de Caranavi, a 1662km de Corumbá. Após os casos, um alerta emitido pelo Ministério da Saúde Boliviano, que deixou o município de Corumbá, a 444 km de Campo Grande, atenta para as recomendações.
Os pacientes apresentaram como sintomas fraqueza e dores musculares, mal-estar e evolução para hemorragia febril – três foram internados como casos prováveis e quatro como confirmados. Todos seguiram sob manejo clínico, observação e isolamento.
Arenavírus
Segundo dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), os arenavírus são membros da família Arenaviridae que é constituída de um gênero único (Arenavirus), que compreende 25 espécies. Os hospedeiros dessa doença são, em sua maioria, roedores.
Ainda de acordo com a pesquisa, a exposição humana aos arenavírus ocorre, principalmente, através da inalação de partículas virais procedentes de urina, fezes ou saliva de roedores silvestres infectados. Arenavírus são responsáveis por causar graves doenças em humanos: febre hemorrágicas ou meningite, com altas taxas de letalidade.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
Quase R$ 1 bilhão: Prefeitura de Ponta Porã terá orçamento 33% maior em 2025
A sessão que definiu a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2025 foi a última ordinária do ano e também desta legislatura
A quatro dias do Natal, presentes de última hora lotam Centro de Campo Grande e animam comerciantes
Em 2024, consumidores devem gastar em torno de R$ 278,00 com presentes de Natal
VÍDEO: Motorista embriagado causa acidente na Avenida Guaicurus e acaba preso
O teste do bafômetro apontou positivo para 0,39 mg/l
‘Sou pastora mas não sou trouxa’: líder de igreja envolve até o Espírito Santo ao ameaçar fiel em Campo Grande
Marido da pastora, que também é pastor, entrou na briga e intimidou o ex-marido da vítima dizendo: “Eu vim da cadeia”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.