Para quem estava ansioso por um fim de semana regado a tereré, as notícias são boas. As temperaturas estão aumentando em Mato Grosso do Sul e o fim de semana será de calor, com uma máxima de 36°C. Entretanto, como nem tudo são flores, o tempo seco continua e a umidade relativa mínima no estado chega a 15%.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) explica que as temperaturas estão aumentando progressivamente e há o predomínio de tempo com pouca nebulosidade. O clima continua seco, com o índice de umidade relativa do ar cada vez mais baixo, chegando a 15%, principalmente durante as tardes em MS.

Com o calor e o tempo seco, o Inmet alerta para o perigo das queimadas. “Os ventos moderados com eventuais rajadas, associados à baixa umidade e ao período de estiagem, também favorecem à elevação dos riscos de inflamabilidade e de propagação de incêndios”, ressalta.

Em Campo Grande, a temperatura mínima fica em 18°C nesta sexta-feira (16) e há máxima de 31°C. No sábado (17), as temperaturas ficam entre 18°C e 32°C. No domingo, o clima fica com temperaturas de 19°C a 33°C.

Sem chuva por mais um mês?

Campo Grande está há quase um mês sem chover e a previsão para quem esperar qualquer pancada de chuva não é nada animadora. Conforme a previsão, a Capital pode virar o mês de agosto sem ver nenhuma gota d’água. No ano passado, a cidade teve recorde de 44 dias sem chuva.

Conforme o meteorologista Natálio Abrão, Campo Grande não tem sinal de nuvens carregadas há 29 dias e a cidade no estado que mais tem sofrido com a estiagem é Aquidauana, que está há 50 dias sem chuva.

E para quem espera ver um “pé d’água” em Campo Grande nos próximos dias, pode sossegar. Pois de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo e Clima), não há prognóstico de chuva até o dia 28 e possibilidade é que só deva ocorrer chuva na cidade em setembro.