Campo Grande pode virar o mês sem nenhuma gota de chuva, diz meteorologista

A falta de chuva nas cidades de Mato Grosso do Sul tem gerado preocupação dos moradores, que “clamam” por uma pancada de chuva para que a umidade relativa do ar melhore. Há previsão de nova frente fria e possibilidade de chuva no interior. Em Campo Grande, sem chuva há 44 dias, a umidade chegou a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A falta de chuva nas cidades de Mato Grosso do Sul tem gerado preocupação dos moradores, que “clamam” por uma pancada de chuva para que a umidade relativa do ar melhore. Há previsão de nova frente fria e possibilidade de chuva no interior.

Em Campo Grande, sem chuva há 44 dias, a umidade chegou a 20% na tarde desta quinta-feira (26) e, segundo a meteorologia, há poucas chances de que chova neste mês na Capital.

O meteorologista Natálio Abrahão Filho, do Centro Meteorológico Uniderp, esclareceu que a estiagem é normal para a época do ano. “Sempre é nesse período que ocorrem as estiagens e pode acontecer de não ter mais nenhuma gota de chuva em Campo Grande este mês”, disse.

Segundo Natálio, no mesmo período em 2008, Campo Grande teve nenhum milímetro de chuva registrado.

Ainda não há previsão de chuva, mas há chances equivalentes a 40% de que pancadas possam atingir cidades do Sul do Estado e se aproximar de Campo Grande.

As cidades que estão há mais tempo sem chuva são: Sidrolândia, com 75 dias sem chuva; Água Clara, de 67 e Cassilândia, também com 67 dias;

Estiagem agrícola

De acordo com informações da Famasul, todos as cidades de Mato Grosso do Sul estão sem chuva há 30 dias. Além disso, a quantidade de água no solo também está se esgotando.

Em gráfico divulgado, é possível ver que, na região Norte e Leste de MS quase não há disponibilidade de água no solo. O tempo seco também facilita para que as queimadas aconteçam e produtores devem ficar em alerta.

Nova frente fria

Uma nova frente fria deve chegar a Mato Grosso do Sul no fim de semana. A previsão é de temperatura em declínio e pancadas de chuva em algumas cidades. O frio deve permanecer até o fim do mês.

Segundo Natálio, no próximo sábado (28), a frente fria avança do sul do Brasil até Mato Grosso do Sul. A expectativa é de aumento de nuvens e da umidade relativa do ar.

O resultado, segundo o meteorologista, é que as temperaturas entram em declínio no Estado e são esperados ventos fortes. No domingo (29), o tempo muda para valer em algumas cidades de Mato Grosso do Sul. O dia deve ser nublado, registrar nevoeiro e chuvas isoladas nas cidades das regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado.

Em Campo Grande e nas cidades vizinhas, o domingo deve ser nublado durante a tarde. Há previsão de pancadas isoladas de chuva. Também deve chover na região leste do Estado. Já no Pantanal, não há expectativa de chuva.

Conteúdos relacionados