A Prefeitura de Campo Grande concluiu nesta semana o desassoreamento das nascentes do Córrego Réveillon, nos altos da avenida Mato Grosso. Foram retirados cerca de 4 mil metros cúbicos de areia e é uma medida complementar ao desassoreamento dos lagos do Parque das Nações Indígenas, já que as águas do Réveillon desaguam no Prosa e no Joaquim Português, que formam os lagos do Parque.

A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) ainda aumentou para 2,5 metros a altura da barragem de contenção de sedimento na ‘boca’ de entrada da galeria de águas pluviais contruída sob a pista. Será feita uma manutenção periódica desta barragem com retirada de areia. Nesta quarta-feira (28), equipes da Sisep estão reconstruindo parte da parede da tubulação que deságua na nascente, danificada pela força da enxurrada.

Segundo o superintendente de Serviços Públicos da Sisep, engenheiro civil Medhi Talayeh, a ação desenvolvida na nascente do Réveillon é uma medida preventiva até a construção do piscinão (com capacidade para 22 milhões de litros de água) que a Prefeitura planeja construir no local em 2020.

Há duas semanas foi concluído o desassoreamento do lago principal, de onde foram retirados 105 mil metros cúbicos de areia, operação que mobilizou 8 retroescavadeiras, mais 11 mil viagens de caminhões, além de 50 trabalhadores. Sobrou apenas o piso compactado do lago (que tem de 3 a 5 metros de profundidade), que não pode retirado porque está sobre um solo brejoso natural.

Nesta semana, será concluído o acabamento do serviço, incluindo nivelamento de alguns pontos, reparos em meio fio e aplicação de capa asfáltica nas cabeceiras das pontes de travessia. O replantio de grama nos taludes será feito quando houver um período de chuva.

(com informações da PMCG)