A próxima edição da Semana Nacional da Conciliação acontecerá de 4 a 8 de novembro em todo o País, nos tribunais estaduais, federais e do trabalho.

O evento, que está em sua 14ª edição, foi criado em 2006 pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e tem como objetivo solucionar conflitos judiciais de maneira harmoniosa e promover a cultura do diálogo entre as partes.

Os tribunais selecionam os processos que têm a possibilidade de acordo, nos meses que antecedem a Semana Nacional de Conciliação, e intimam as partes envolvidas a solucionarem conflitos. Cidadãos e instituições podem pedir a inclusão de seus processos nas pautas, para isso, devem procurar o tribunal no qual tramita seu processo e informar que desejam conciliar. É possível procurar o tribunal para propor a conciliação em qualquer momento, não somente durante a semana.

Para mais informações sobre o Programa de Conciliação da Justiça Federal da 3.ª região, basta acessar o site e clicar na ferramenta ‘concilie seu processo’. Os interessados que não conseguirem fazer parte da 14ª Semana Nacional da Conciliação terão seus pedidos analisados para futuras pautas de audiências, que ocorrem continuamente nas Centrais de Conciliação.

Na Capital, a Cecon (Central de Conciliação) da 3.ª região, fica na Rua Ceará, 333 (UNIDERP), Bloco VIII, Bairro Miguel Couto.