Pular para o conteúdo
Cotidiano

Parcão: 1° dia não tem cães e moradores dividem opiniões sobre proposta

Após anunciar que a partir desta sexta-feira (1) estaria permitida a entrada de cachorros no Parque Ecológico do Sóter, em Campo Grande, durante a tarde, nenhum cão com seu dono foi visto passeando. A proposta acabou dividindo opiniões dos moradores que sempre frequentam o local. A principal preocupação de Lucimeire da Silva, de 45 anos, […]
Arquivo -
Parque Sóter
Parque Sóter

Após anunciar que a partir desta sexta-feira (1) estaria permitida a entrada de cachorros no Parque Ecológico do Sóter, em , durante a tarde, nenhum cão com seu dono foi visto passeando. A proposta acabou dividindo opiniões dos moradores que sempre frequentam o local.

Parcão: 1° dia não tem cães e moradores dividem opiniões sobre proposta
Nadia e Lucimeire | Foto: Minamar Júnior

A principal preocupação de Lucimeire da Silva, de 45 anos, é que algum ataque às crianças possa acontecer, pois ela frequentemente leva os netos para brincar e teme que os donos possam levar cães menos dóceis para passear.

“Se eles [netos] veem um cachorro, eles vão em cima passar a mão e não tem esse discernimento de que o cachorro pode ser mais bravo. Eu não acho uma medida correta”, disse a reportagem.

A mesma opinião é compartilhada por Nadia Batista, de 59 anos, que também foi contra a proposta, pois os donos dos animais se quer recolhem as fezes dos bichos deixados para trás.

Nas entradas do parque foram instaladas placas com as normas desenvolvidas para o passeio dos cães e, mesmo com as orientações, a moradora comenta que podem não ser cumprida.

“Precisa primeiro ter uma conscientização das pessoas aqui, disponibilizarem material para recolher. A gente pode ver um exemplo lá fora, as pessoas levam os cães para passear ali na calça, eles fazem as necessidades e não recolhem. Aí fica lá”, comentou Nadia.

Já a família de Henrique Balrílio, de 24 anos, achou interessante a proposta, mas que as informações estavam confusas, pois até nesta quinta-feira (31), a placa de proibição da entrada dos animais ainda estava no local. Isso porque ainda era proibido, no entanto pode ter confundido os donos dos animais no primeiro dia do ‘Parcão’.

A reportagem esteve no Parque do Sóter entre às 17h e 17h30 e ninguém com cães foi visto.

A proposta

A proposta da Prefeitura é liberar o Parque Ecológico do Sóter para que os donos possam passear com seus cães, desde que conduzidos na guia. Depois, a proposta é buscar parcerias privadas para a construção de um local onde os cães possam ficar soltos e socializar com os outros animais.

De acordo com a Prefeitura, o projeto prevê a implantação de uma área de 5.400 metros quadrados para o ‘Parcão’. O espaço terá gramado, alambrado de 1,5 metro de altura, brinquedos e bebedouros para os cães. O espaço, construído pela iniciativa privada, será administrado pela Funesp (Fundação Municipal do Esporte).

O diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, afirma que há uma necessidade crescente de locais liberados para a entrada de cães. “Há uma demanda crescente por espaços específicos onde os animais possam passear e a Prefeitura, ouvindo a população, vai trabalhar em duas linhas.

A primeira é liberando o Parque Sóter para a entrada de cães conduzidos na guia e a segunda é buscar empresas parceiras para criar um ambiente adequado e seguro para que os animais possam ficar soltos”, explicou Terra.

Reformas no Parque do Sóter

A Funesp e a Secretaria de Obras ainda devem assinar a autorização para a abertura do processo licitatório de reforma do Parque Ecológico do Sóter. Cerca de R$ 600 mil serão investidos em melhorias no local, incluindo a manutenção da passarela e do parquinho infantil. O Parque, que tem 22 hectares, atende hoje mais de 2 mil pessoas por dia nas oficinas de esporte e lazer realizadas gratuitamente pela Prefeitura.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Associação Esportiva Campo Grande de Vôlei participa da Superliga C Feminina em Sorriso

MPMS: nota zero em transparência e dados ocultos sobre altos ganhos de membros

Situação grave, diz MPMS sobre grito de guerra violento da PM

Incêndio atinge obra abandonada de escola no Residencial Celina Jallad

Tem até k-pop: UFMS abrirá inscrições na segunda-feira para aulas de dança em estilos variados

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Peão morre após ser atacado por touro em área rural de Aquidauana

Últimas Notícias

Cotidiano

Grêmio Santo Antônio vence Ivinhema e se aproxima da final do Estadual Sub-20

Jogando fora de casa, o time de Campo Grande venceu a equipe do sul do estado pelo placar de 1 a 0, com gol de João Pedro

Brasil

“Nossa prioridade é despolitizar o tarifaço”, diz Fernando Hadad

Ministro da Fazenda deve se reunir com secretário do Tesouro norte-americano na próxima semana  

Cotidiano

Bancos de leite de MS receberão R$ 900 mil para qualificação e ampliação de serviços

Destinatários dos investimentos federais são quatro bancos de leite em Capo Grande e um em Dourados

Trânsito

Jovem embriagado colide contra poste e é preso em Jardim

O rapaz passou por um teste de bafômetro, que deu positivo