Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para Fetems, impacto é menor nas escolas e corte de ponto não afeta paralisação

A decisão do Governo do Estado de cortar o ponto de pelo menos 2,5 mil servidores não vai mudar a posição por parte dos administrativos da educação que vão manter a paralisação parcial e atuando com apenas um terço do efetivo nas escolas. De acordo com a Fetems (Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato […]
Arquivo -
Categoria segue em greve
Categoria segue em greve

A decisão do Governo do Estado de cortar o ponto de pelo menos 2,5 mil servidores não vai mudar a posição por parte dos administrativos da educação que vão manter a paralisação parcial e atuando com apenas um terço do efetivo nas escolas. De acordo com a (Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul), essa prática já é comum.

“Toda greve acontece isso [corte de ponto], todo o governo já vem com essa conversa. Quando tiver atendido as nossas reivindicações e ter o encerramento da greve, nós vamos negociar essa questão de corte de ponto com o governo”, afirmou o presidente da federação, Jaime Teixeira.

Mais um encontro entre a categoria e o secretário Eduardo Riedel, da Segov, está marcada para acontecer nesta quinta-feira (23), às 10h na sede da Governadoria. O corte vai entrar em pauta, mas conforme adiante Teixeira, os principais pontos seguem sendo o reajuste salarial, incorporação do abono, a jornada de trabalho e a chamada de concurso público.

Embora a paralisação afete diretamente as escolas estaduais, a Fetems entende que o impacto é menor, porque já há um déficit de educadores. “Vai continuar faltando, vai continuar tendo problemas e a comunidade tem que entender que não é por falta de vontade do trabalhador, é por falta de interesse do governo de solucionar esse problema que se arrasta por mais de dois anos”, explica.

Em , cerca de 90% do administrativo está paralisado, enquanto mais de 50% dos municípios do interior do estado aderiram de forma completa a greve.

Mobilizações

Algumas atividades dos educadores para chamar a atenção do Governo estão sendo programadas. A expectativa é que na sexta-feira (24), seja realizado mobilizações no interior do Estado e atos públicos devem ser realizados na Capital, como, estando presente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

“Esperamos que o governo reveja as ações. Há uma promessa de governador de campanha, de que ele valorizaria o administrativo e a gente quer que ele cumpra o que falou na campanha”, afirmou o presidente da Fetems.

Liminar

Apesar da paralisação estar mantida, o Governo do Estado conseguiu uma liminar, no último sábado (18), que obriga ao menos dois terços dos servidores trabalhando nas escolas estaduais, tanto em sala de aula, quanto no setor administrativo. Caso a decisão não seja respeitada, a Justiça arbitrou multa diária de R$ 50 mil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com pai no Presídio Federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

siso

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Últimas Notícias

Cotidiano

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

Fumacê será aplicado das 16 às 22 horas

Transparência

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

Repasses aos municípios são para ampliar o acesso ao diagnóstico da gravidez

Famosos

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Jornalista confessou arrependimento sobre destaque que deu para mulher que hoje é muito famosa

Polícia

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Paciente começou a passar mal quando foi anestesiado