Pacientes já fazem consultas no HRMS enquanto aguardam por cirurgia bariátrica
Em agosto o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) voltará com os serviços de cirurgias bariátricas. Enquanto aguardam pelo retorno do procedimento, suspenso há 4 anos no hospital, pacientes já começam a fazer as consultas. Conforme o cirurgião bariátrico Luis Fernandes Ferreira, os exames já começaram a ser feitos, mas os pacientes ainda […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em agosto o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) voltará com os serviços de cirurgias bariátricas. Enquanto aguardam pelo retorno do procedimento, suspenso há 4 anos no hospital, pacientes já começam a fazer as consultas.
Conforme o cirurgião bariátrico Luis Fernandes Ferreira, os exames já começaram a ser feitos, mas os pacientes ainda passarão por avaliações mais criteriosas antes das cirurgias.
“Nossas consultas já tiveram início, porém o paciente precisa passar por avaliações criteriosas, onde são realizados exames, risco cirúrgicos entre outros procedimentos para, então, acontecer a cirurgia. Esse paciente será acompanhado inclusive no pós cirúrgico por um ano, para garantir o sucesso do procedimento”, disse.
Uma das pacientes, Cristiane Arruda dos Santos, 40 anos, realiza tratamento de Lúpus há 20 anos para amenizar os efeitos da doença autoimune, que é crônica e pode afetar a pele, os rins, o cérebro e outros órgãos. Os agravantes da doença acabaram influenciando o ganho de peso e, atualmente, ela está pesando 150 kg.
Contando com a indicação médica, a paciente espera conseguir realizar a cirurgia para ter uma qualidade de vida melhor. “Estou bastante empolgada, já estou pensando no guarda-roupa, no espelho, e não costumo me olhar. Penso até na minha bicicleta que vou poder usar novamente”, disse Cristiane.
Retorno em agosto
Habilitado desde 2007 para realizar o procedimento, o Hospital Regional suspendeu as cirurgias bariátricas por um período de quase quatro anos, devido à falta de estrutura adequada e profissionais especializados na área.
Mas em março desse ano, o Governo do Estado, por meio da SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde), juntamente com o Hospital Regional, conseguiu reativar o serviço após inúmeras avaliações, entre elas estrutural. Atualmente 500 pessoas aguardando na fila de espera do SUS no Estado. A partir de agosto, quando o serviço será reativado, a expectativa é de realizar aproximadamente 16 cirurgias por mês.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Está em busca de emprego? McDonald’s está com 30 vagas abertas em Campo Grande
As vagas são para pessoas com ou sem deficiência, e para candidatos com ou sem experiência
Após Bolsonaro, Tenente Portela é indiciado pela PF em investigação sobre golpe de Estado
Portela é citado em relatório da Polícia Federal encaminhado ao STF
Com entrada gratuita, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove cantata natalina com 6 corais da capital
Cantata Natalina acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro
Conselheira de Batayporã fica ferida após veículo oficial se envolver em acidente na MS-134
As informações apontam que o carro oficial foi fechado por uma carreta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.