Uma intensa onda de frio está chegando em Mato Grosso do Sul e deve derrubar as temperaturas em até 0°C, prevê meteorologia. Em , haverá mínimas de 3°C neste fim de semana e, se frio já é difícil suportar para quem está no aconchego de casa, para quem vive nas ruas é ainda mais difícil.

Campo Grande teve um salto no número de moradores de rua nos últimos anos e a maioria fica espalhada na região da rodoviária antiga. Em época de frio, os desabrigados contam com a ajuda de desconhecidos para conseguirem agasalhos e cobertores, mas as vezes doações não são o suficiente para esquentar os que vivem ao relento.

Conforme a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), assistentes sociais irão às ruas para conversar com os desabrigados e, somente se aceitarem, eles são encaminhados para o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).

Com a onda de frio chegando, as abordagens aos moradores de rua serão intensificadas pelo SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social). Para os moradores que não aceitarem ir ao Centro POP, a SAS afirma que não ficarão na mão, pois agasalhos e cobertores serão deixados para aconchega-los.

Além disso, a SAS pede doações de roupas de frio e cobertas, que podem ser entregues no Centro POP, na Ru Joel Dibo, 255, no Centro. A população também pode informar a SAS os pontos em que há moradores de rua através dos números (67) 98404-7529 ou (67) 98471-8149.

Maior frio do ano

Uma intensa onda de frio está se aproximando de Mato Grosso do Sul neste fim de semana e promete derrubar drasticamente as temperaturas. A previsão é que as mínimas possam chegar a 0°C no Sul do Estado e na Capital, frio deve bater os 4°C.

Conforme o meteorologista Natálio Abraão, a massa de ar frio está vindo da região Sul do país e deve chegar em MS ainda na quinta-feira (4), assim como avisa adiantado o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O instituto prevê que nuvens carregadas devem pairar sob MS nesta quarta-feira (3) e provocar chuvas isoladas em quase todo Estado. Na sexta-feira (5), o dia já deve amanhecer marcando 6°C.

No sábado (6) deverá acontecer o maior pico do frio no Estado, quando por volta das 4h da manhã, mínimas deverão atingir os 2°C nas cidades do Sul, mas devido ao declínio, deve marcar 0°C.