Horário estendido: 8 UBSs da Capital vão atender até 19h e sem fechar para almoço

As UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Campo Grande começam a ampliar o horário de atendimento a partir da segunda-feira (7). Oito unidades começam a funcionar das 7h às 19h, sem intervalo de almoço, na semana que vem. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), já na segunda-feira (7), as seguintes UBSFs […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Henrique Kawaminami /Arquivo Midiamax
Foto: Henrique Kawaminami /Arquivo Midiamax

As UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Campo Grande começam a ampliar o horário de atendimento a partir da segunda-feira (7). Oito unidades começam a funcionar das 7h às 19h, sem intervalo de almoço, na semana que vem.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), já na segunda-feira (7), as seguintes UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) atendem no novo horário: Moreninha, Nova Bahia, Vila Fernanda, Vila Nasser, Santa Carmélia, Jardim Botafogo, Iracy Coelho e Los Angeles, além da Portal Caiobá que já teve o atendimento ampliado implantado. Em dias de coleta de exames laboratoriais, as unidades abrirão às 6h, conforme definido por cada unidade.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, a medida tem como objetivo facilitar o acesso e melhorar a assistência à população.  “Muitos deixam de buscar o atendimento na atenção básica justamente por causa do horário. Desta forma, vamos garantir ao cidadão que trabalha o dia inteiro um tempo a mais para que ele possa buscar o atendimento perto de casa, inclusive, sem a necessidade de precisar chegar horas antes e ficar esperando dias para agenda uma consulta”, disse.

Conforme o cronograma da Sesau, ao menos três unidades de saúde de cada um dos sete distritos urbanos de Campo Grande devem ter o horário ampliado até o fim do mês. Com isso, 21 das 68 unidades da rede passarão a funcionar em horário diferenciado ainda este mês, incluindo a Clínica da Família – Nova Lima que já funciona de 7h às 19h.

Como ser atendido na UBS?

Uma pesquisa divulgada pela Sesau ainda nesta quinta-feira (3) mostra um número expressivo de pacientes atendidos nas unidades de urgência classificados como azul e verde, ou seja, de menor gravidade que, em tese, poderiam ter o caso resolvido na Atenção Básica. Por isso, é importante que os pacientes procurem unidades básicas para os atendimentos de menor urgência.

Para ajudar, a Prefeitura divulgou um gráfico com o processo de atendimento nas UBSs. Ao chegar na unidade básica, o paciente é recepcionado por uma profissional que conhece todo o funcionamento da unidade de saúde, sendo encaminhado para os respectivos setores. Caso não tenha uma consulta agendada, a necessidade deste paciente é ouvida e avaliada a gravidade.

Em situações de atendimento imediato, os profissionais da UBS se mobilizam para prestar o atendimento adequado e em situações graves encaminham o paciente para a UPA. Se o caso for classificado como prioritário, o paciente será estabilizado e atendido pelo médico ou enfermeiro no intervalo entre as consultas programadas. Se o caso for mais simples, o paciente terá a consulta agenda para o mesmo dia. Após o atendimento necessário o paciente será orientado, encaminhado e receber as orientações necessárias para a continuidade do tratamento, com oferta dos vários serviços oferecidos na unidade.

Se o problema for agudo, o paciente é encaminhado para uma equipe que estará preparada para classificar a gravidade da necessidade, ou seja: se necessita de atendimento imediato, prioritário ou pode ser atendido no mesmo dia. Essa classificação de risco visa determinar enquanto tempo ele será atendido.

Horário estendido: 8 UBSs da Capital vão atender até 19h e sem fechar para almoço
Infográfico: Sesau

Conteúdos relacionados

Bolsa Família