Pular para o conteúdo
Cotidiano

Horário estendido: 8 UBSs da Capital vão atender até 19h e sem fechar para almoço

As UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Campo Grande começam a ampliar o horário de atendimento a partir da segunda-feira (7). Oito unidades começam a funcionar das 7h às 19h, sem intervalo de almoço, na semana que vem. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), já na segunda-feira (7), as seguintes UBSFs […]
Arquivo -
Foto: Henrique Kawaminami /Arquivo Midiamax
Foto: Henrique Kawaminami /Arquivo Midiamax

As UBS (Unidades Básicas de Saúde) de começam a ampliar o horário de atendimento a partir da segunda-feira (7). Oito unidades começam a funcionar das 7h às 19h, sem intervalo de almoço, na semana que vem.

De acordo com a (Secretaria Municipal de Saúde Pública), já na segunda-feira (7), as seguintes UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) atendem no novo horário: Moreninha, Nova Bahia, Vila Fernanda, Vila Nasser, Santa Carmélia, Botafogo, Iracy Coelho e Los Angeles, além da Portal Caiobá que já teve o atendimento ampliado implantado. Em dias de coleta de exames laboratoriais, as unidades abrirão às 6h, conforme definido por cada unidade.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, a medida tem como objetivo facilitar o acesso e melhorar a assistência à população.  “Muitos deixam de buscar o atendimento na atenção básica justamente por causa do horário. Desta forma, vamos garantir ao cidadão que trabalha o dia inteiro um tempo a mais para que ele possa buscar o atendimento perto de casa, inclusive, sem a necessidade de precisar chegar horas antes e ficar esperando dias para agenda uma consulta”, disse.

Conforme o cronograma da Sesau, ao menos três unidades de saúde de cada um dos sete distritos urbanos de Campo Grande devem ter o horário ampliado até o fim do mês. Com isso, 21 das 68 unidades da rede passarão a funcionar em horário diferenciado ainda este mês, incluindo a Clínica da Família – Nova Lima que já funciona de 7h às 19h.

Como ser atendido na UBS?

Uma pesquisa divulgada pela Sesau ainda nesta quinta-feira (3) mostra um número expressivo de pacientes atendidos nas unidades de urgência classificados como azul e verde, ou seja, de menor gravidade que, em tese, poderiam ter o caso resolvido na Atenção Básica. Por isso, é importante que os pacientes procurem unidades básicas para os atendimentos de menor urgência.

Para ajudar, a Prefeitura divulgou um gráfico com o processo de atendimento nas UBSs. Ao chegar na unidade básica, o paciente é recepcionado por uma profissional que conhece todo o funcionamento da unidade de saúde, sendo encaminhado para os respectivos setores. Caso não tenha uma consulta agendada, a necessidade deste paciente é ouvida e avaliada a gravidade.

Em situações de atendimento imediato, os profissionais da UBS se mobilizam para prestar o atendimento adequado e em situações graves encaminham o paciente para a UPA. Se o caso for classificado como prioritário, o paciente será estabilizado e atendido pelo médico ou enfermeiro no intervalo entre as consultas programadas. Se o caso for mais simples, o paciente terá a consulta agenda para o mesmo dia. Após o atendimento necessário o paciente será orientado, encaminhado e receber as orientações necessárias para a continuidade do tratamento, com oferta dos vários serviços oferecidos na unidade.

Se o problema for agudo, o paciente é encaminhado para uma equipe que estará preparada para classificar a gravidade da necessidade, ou seja: se necessita de atendimento imediato, prioritário ou pode ser atendido no mesmo dia. Essa classificação de risco visa determinar enquanto tempo ele será atendido.

Horário estendido: 8 UBSs da Capital vão atender até 19h e sem fechar para almoço
Infográfico: Sesau

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira