Nesta semana, o de recebeu os novos veículos que fazem parte da remessa dos 55 ônibus que foram comprados pelo , como prevê o contrato para continuar com a renovação da frota. O que poderia ser uma boa notícia, acaba sendo uma frustração para a maioria dos campo-grandenses por conta de alguns veículos serem menores.

Da nova remessa, 9 foram destinados para a Viação Cidade Morena e nenhum deles são ônibus com padrão normal e sim, veículos “curtos” com capacidade menor de carregamento de passageiros. De acordo com a apuração do Jornal Midiamax, estes carros devem operar em linhas de pequena e média demanda.

O ônibus curtos possui 11,8 metros e tem 30 assentos disponíveis – 28 para passageiros e dois assentos auxiliares que entre os espaços dos cadeirantes. O tamanho é menor do que os ônibus que circulam pelas linhas com maiores demandas.

Recém-chegados, os ônibus circularam nos últimos dois dias e um deles foi flagrado pela reportagem. Com o prefixo 1360, o “toquinho” como é popularmente conhecido, estava fazendo a linha 191 – Moreninhas/Shopping, o que reacende a possibilidade do Consórcio Guaicurus em dar fim aos ônibus executivos e serem substituídos por veículos comuns.

Ainda neste mês de novembro, o restante dos 11 veículos padrões devem ser entregues juntamente com os outros 15 micro-ônibus que estão vindo para compor a frota.

Novos ônibus, velhas rotinas

Apesar de ter disponível 20 novos ônibus para o transporte público, que já estão circulando, o Consórcio ainda estaria mantendo diversos veículos velhos rodando em Campo Grande. A lista é imensa e neste ano, outros veículos passarão a ficar vencido.

Um do Jornal Midiamax flagrou pelo menos seis ônibus da frota antiga rodando diariamente no da Capital.