O Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado na sexta-feira (9), mas o Governo do Estado já realiza um projeto de cidadania na aldeia urbana Água Bonita em Campo Grande. O projeto lança serviços aos moradores da comunidade, das etnias Terena, Kadiwéu e Guarani.
A secretária especial de Cidadania, Luciana Azambuja, conta que está é a primeira edição do ‘Cidadania em Ação’. O projeto chega à aldeia um mês depois da eleição da nova cacique, Alicinda Tibério. Azambuja conta que a cacique demonstrou preocupação com orientações para aldeia e com entretenimento para as crianças e, por isso, a comunidade foi a primeira a receber o projeto.
A Agehab (Agência de Habitação Popular) também está presente na aldeia e realiza um programa para a construção de moradias para os indígenas. O objetivo é substituir os barracos onde os moradores vivem por casas de alvenaria. As casas terão cinco cômodos e forro.
A Funsat (Fundação Social do Trabalho) de Campo Grande também realiza ação com os moradores, com cursos profissionalizantes. Foram oferecidos sete cursos, onde os moradores aprendem como construir suas próprias casas. Ao final do curso, eles ainda recebem certificado para utilizar no mercado de trabalho.
O ônibus do Juventude também está presente e oferece orientação sobre o mercado de trabalho. Há, ainda, música, brincadeiras para as crianças e orientações sobre violência doméstica. O evento acontece até as 12 horas.