Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moro prorroga permanência da Força Nacional em MS para reprimir conflito agrário e coibir tráfico

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em Caarapó (cidade a 273 quilômetros no sudoeste do Estado), por mais 90 dias. Portaria que garante a medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9) e assinada pelo ministro Sérgio Moro. Conforme a publicação, o […]
Arquivo -

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em (cidade a 273 quilômetros no sudoeste do Estado), por mais 90 dias. Portaria que garante a medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9) e assinada pelo ministro Sérgio Moro.

Conforme a publicação, o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O prazo do apoio prestado pela Força Nacional de Segurança Pública poderá ser prorrogado, se necessário.

“Art. 1º Autorizar a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio aos órgãos de segurança pública no Estado de Mato Grosso do Sul, com a finalidade de prevenir e reprimir conflitos agrários por questões fundiárias em Caarapó/MS e coibir o tráfico de drogas, contrabando, armas e munições, entre outros na região da faixa de fronteira, em caráter episódico e planejado, por 90 (noventa) dias, a contar da data de vencimento da Portaria nº 88, de 13 de junho de 2018”, diz a publicação.

A portaria nº 88 foi publicada em 15 de junho e teve validade de 180 dias, ou seja, até 12 de dezembro de 2018. Com isso, a nova portaria será válida até meados de março deste ano.

Caarapó

Caarapó é uma das cidades de Mato Grosso do Sul que registra conflito por terras entre índios e produtores rurais. Em 2016, o agente de saúde e da etnia guarani-kaiowá, Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza, foi assassinado durante uma retomada de terras ancestralmente ocupadas pelos indígenas.

Em agosto deste ano, as forças militares foram enviadas ao local ao local, após tensão entre indígenas e ruralistas. O episódio terminou com um idoso guarani-kaiowá, de 70 anos, preso e a indignação dos moradores das aldeias. 

Outro problema enfrentado na cidade é que a região é rota para tráfico de drogas.

Fronteira

Ontem, terça-feira (8), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) revelou que vai se encontrar com o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), para cobrar ações do Governo Federal para melhorar a segurança na Fronteira. O tucano espera da União o fortalecimento da presença policial na extensa faixa fronteiriça em território sul-mato-grossense.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

Últimas Notícias

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa

Cotidiano

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso desapareceu em uma propriedade rural no Assentamento MSTB, no município de Ribas do Rio Pardo, próximo ao balneário Mantena

Polícia

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Vítima foi abordada por suspeito que utilizava conta do Whatsapp com imagem de seu advogado, o que o induziu à seguir as orientações do golpista