Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mesmo com decisão da Justiça, Focar segue alvo de apuração do Detran-MS

Após a decisão da Justiça de liberar a Focar Vistorias Veiculares Eireli para voltar a realizar vistorias, o processo de investigação da empresa continuará tramitando no Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Ao Jornal Midiamax foi informado pela Corregedoria de Trânsito do Detran-MS, que a decisão da suspensão cautelar ordenada pelo juízo […]
Arquivo -
Vistoriadora flagrada em fraude em vistorias foi alvo de mandado de busca e apreensão (De arquivo
Vistoriadora flagrada em fraude em vistorias foi alvo de mandado de busca e apreensão (De arquivo

Após a decisão da Justiça de liberar a Veiculares Eireli para voltar a realizar vistorias, o processo de investigação da empresa continuará tramitando no (Departamento de de Mato Grosso do Sul).

Ao Jornal Midiamax foi informado pela Corregedoria de Trânsito do Detran-MS, que a decisão da suspensão cautelar ordenada pelo juízo será cumprida, mas que o processo administrativo que pode levar à cassação do credenciamento continuará tramitando no órgão.

A liberação da empresa para voltar ao funcionamento foi deferida no dia 27 de agosto pelos desembargadores da 4ª Câmara Cível de , que deram provimento ao recurso da Focar que teve as atividades suspensas em junho deste ano.

Aproximadamente um mês antes do fim da suspensão de 90 dias assinada pelo diretor-presidente do Detran-MS, Luiz Carlos da Rocha Lima.

A decisão foi unânime e de acordo com o relator, desembargador Vladimir Abreu da Silva, não houve demonstração de atividade irregular recorrente, deferindo então a decisão de que a empresa volte as atividades normais.

Segundo o magistrado, o interesse da atividade empresarial é de todos aquelas que se beneficiam da capacidade econômica como credores, empregados, consumidores, Fisco e outros. Ressaltando que a suspensão de toda atividade prejudica os funcionários que dela dependem.

Busca e apreensão

Em abril, o Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), órgão do MPMS (Ministério Público Estadual), cumpriu cinco mandados de busca e apreensão contra empresas e residências ligadas a serviços de vistoria veicular em Campo Grande.

Entre elas, a ECV (Empresa Credenciada de Vistoria) Focar, que seria de propriedade de Nelson Gonçalves Lemes – ex-diretor de Registro e Controle de Veículos do Detran-MS, e estaria sob suspeita de usar ‘laranjas’ e realizar lavagem de dinheiro..

Na ocasião foram apreendidos documentos, computadores e telefones celulares, que passarão por análise a fim de constar como provas em procedimento criminal, instaurado pela 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social. As demais promotorias do Patrimônio Público também participaram da ação.

Suspensão das atividades

Um ano antes da suspensão das atividades, em maio de 2018, a reportagem do Jornal Midiamax, gravou em vídeo um automóvel com o motor fundido e sem bateria ser levado, na carroceria de um guincho, para ser vistoriado na Focar Vistorias, em Campo Grande.

A época, os vistoriadores pediram ao motorista do caminhão para ‘descarregar’ o veículo, um Peugeot 206, e sair do pátio da empresa enquanto a vistoria falsa era realizada.

Um ano depois, maio de 2019, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), recomendou a suspensão das atividades da empresa investigada. E, em junho, o diretor-presidente do Detran-MS, Luiz Carlos da Rocha Lima, suspendeu por 90 dias as atividades da empresa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira