Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de dois milhões de alunos já podem solicitar a ID Estudantil

Mais de dois milhões de alunos já podem ter acesso a carteirinha estudantil do MEC (Ministério da Educação) a ID Estudantil, de acordo com o levantamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para aproveitar os benefícios da nova carteira, os estudantes cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) precisam baixar o aplicativo “I...
Arquivo -
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Mais de dois milhões de alunos já podem ter acesso a carteirinha estudantil do MEC (Ministério da Educação) a ID Estudantil, de acordo com o levantamento do (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para aproveitar os benefícios da nova carteira, os estudantes cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) precisam baixar o aplicativo “ID Estudantil” nas lojas virtuais de celular.

Até as 19 horas da última quinta-feira (5), 3.493 instituições de educação básica e 684 de educação superior haviam cadastrado seus estudantes no Sistema. O total de alunos registrados chegou a 2.001.731.

O cadastro é realizado por representantes das instituições. Eles devem alimentar a plataforma com informações como nome completo, número do CPF e data de nascimento do aluno. Também serão registrados nível e modalidade de educação de ensino.

Os registros dos representantes e das informações são realizados no site do sistema, que fica dentro da página do Inep, vinculado ao MEC. O prazo para as instituições indicarem um representante para registrar as informações no sistema continua aberto.

Os estudantes que querem saber se está tudo certo com seus dados no sistema podem verificar no site idestudantil.mec.gov.br. O portal conta também com informações sobre o programa, com conteúdos em vídeos, um “perguntas e respostas”, além de um “emitômetro”, espécie de contador de carteiras emitidas diariamente.

Passo a passo

Se a instituição tiver enviado os dados, basta os alunos baixarem o app, encontrado na área “Governo do ”, nas lojas virtuais. Os usuários vão precisar inserir o CPF, o nome completo, telefone para envio de SMS e e-mail. O próximo passo é aceitar os termos e políticas de uso do aplicativo. Depois disso, os estudantes deverão acessar “Minha ID Estudantil” para, então, obter o documento em formato digital.

A nova carteirinha estudantil tem custo zero ao usuário. Para o governo, custa R$ 0,15 a unidade. A emissão faz parte de contrato com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que também inclui o desenvolvimento do aplicativo, serviço de hospedagem na internet, manutenção, entre outros. O valor global do contrato é de pouco mais de R$ 12 milhões, com vigência de 12 meses, renováveis por mais 60.

O SEB será uma forma de controle. O ano de 2020 será de transição, mas a partir de 1º de janeiro de 2021 toda e qualquer instituição que for emitir a carteirinha deverá consultar o banco de dados antes. Isso serve para assegurar que o beneficiário da identificação estudantil é, de fato, um aluno.

Na ID Estudantil, a tecnologia vai combater as fraudes desde o início. Os estudantes de 18 anos ou mais devem tirar uma foto do próprio rosto para comparar com a da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) disponível no banco de dados do (Departamento Nacional de Trânsito). Caso não seja habilitado, deve tirar foto de frente e verso da Carteira de Identidade (RG) para comparação da imagem da face. Isso servirá para coibir fotos falsas ou de terceiros.

O CPF é informado pelo representante da instituição de ensino no SEB. Tanto o CPF quanto o login único gov.br, onde constam diversos serviços do governo federal, são importantes para o serviço. No caso dos menores de idade, é preciso que o responsável legal baixe o app e permita que o jovem tenha acesso. Só aí é que os alunos poderão fazer o download da ID Estudantil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trama golpista: STF marca datas para ouvir testemunhas de Bolsonaro e réus do ‘núcleo 1’

camila vander luiza

Vander, Luiza e petistas de MS dão apoio a Camila após diagnóstico de câncer

Inscrições para Companhia de Dança Contemporânea da UFMS seguem até sexta-feira

VÍDEO: Cardeais se fecham na Capela Sistina e iniciam votação por novo Papa

Notícias mais lidas agora

Multada por fraude, empresa diz que ‘propina’ é pagamento por compra de fazenda em MS

Projetos sociais e loja de animais exóticos: Quem é o predador sexual que fez 163 vítimas

VÍDEO: Cardeais se fecham na Capela Sistina e iniciam votação por novo Papa

Governo do Estado ampliará número de leitos para desafogar hospitais públicos na Capital e Três Lagoas

Últimas Notícias

Trânsito

Moto vai parar em cima de carro após acidente em Campo Grande

Apesar da gravidade, o motociclista foi socorrido com ferimentos leves

Polícia

Projetos sociais e loja de animais exóticos: Quem é o predador sexual que fez 163 vítimas

Predador sexual foi preso pela polícia de Taquara, no RS, após fazer 163 vítimas em sete Estados

Cotidiano

Entidades trabalhistas se reúnem contra pejotização nas relações de trabalho

Mobilização foi realizada após a decisão de ministro do STF suspender processos que discutem a legalidade da pejotização nas relações de trabalho

Geral

Inovações na Gestão de Projetos Offshore: A Transformação de Jonathas Cerqueira Ramos no Controle de Qualidade da P-82

O engenheiro brasileiro destaca-se ao melhorar a rastreabilidade e a eficiência em grandes projetos de petróleo e gás.