Um total de 97 GCM ( Guardas Civis Municipais) foram certificados nesta quarta-feira (31) para o porte de arma de fogo em serviço. A solenidade de entrega das armas ocorreu nesta manhã, no bairro Carandá Bosque, em . Com a certificação, o número de GCM com porte já supera 400, de um efetivo estimado em 660 guardas.

Os servidores foram convocados através do Diário Oficial da Capital, para receberem do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e do titular da Sedes (Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social), Valério Azambuja, o porte funcional para arma do tipo calibre 38. 

Para receber o porte de arma, é preciso que o guarda passe por um curso, com uma etapa na Polícia Federal: de um total de 120 guardas, o porte foi negado a 27 deles, que não teriam concluído a capacitação necessária, conforme termo de compromisso firmado pela municipalidade, e nem terem participado de cursos seguintes.

Além dos 97 guardas certificados, outro grupo de 150 guardas civis devem concluir a capacitação entre setembro e outubro. Esta seria a quarta etapa de cursos e formações de servidores, que começou em 2017, sendo que desde 2004 havia autorização para tal.

Para Valério Azambuja, a conclusão de mais um curso de formação é motivo de comemoração. Para o secretário, guardas civis armados combatem criminosos armados de forma efetiva, diferentemente quando estavam munidos apenas por cassetetes ou sprays de pimenta. “Sem arma não há segurança pública”, declarou.

Azambuja também destacou que a GCM dispõe, atualmente, de 180 armas, das quais 97 serão entregues aos guardas certificados nesta quarta. Parte dos armamentos, em número estimado em 220 unidades, está em processo de compra pela pasta, mas muitas unidades foram doadas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e até mesmo pela PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), que estaria em processo de doação de 150 unidades de armas calibre .40.