Pular para o conteúdo
Cotidiano

Lembra? Carnaval ou Ambulância: Prefeitura encerra enquete e Bonito não terá festa

Depois de lançar a enquete com a escolha entre a realização de uma festa de Carnaval ou a compra de uma ambulância, a Prefeitura de Bonito, a 300 km da Capital, encerrou a pesquisa duas semanas antes do previsto. De acordo com o informe inicial, a enquete estaria aberta até o dia 15 de fevereiro, […]
Arquivo -

Depois de lançar a enquete com a escolha entre a realização de uma festa de Carnaval ou a compra de uma ambulância, a Prefeitura de , a 300 km da Capital, encerrou a pesquisa duas semanas antes do previsto. De acordo com o informe inicial, a enquete estaria aberta até o dia 15 de fevereiro, mas foi encerrada no fim de janeiro. Como era de se esperar, a ambulância venceu a disputa, mas mesmo assim a estimativa é de que a cidade receba quase 15 mil turistas no período do Carnaval.

O Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Barbosa Mariano, explica que a pesquisa terminou com cerca de 80% dos votos para a compra de uma ambulância. Ele justifica que a pesquisa foi encerrada antes do tempo porque, caso o Carnaval ganhasse, a administração deveria ter um tempo hábil para fazer o processo licitatório para a compra de palco, som, iluminação, contratação de banda, entre outros.

Entretanto, a população escolheu a ambulância e a intenção é comprar uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Móvel com o recurso de R$ 200 mil. O processo licitatório para a compra deve ser lançado em breve. Segundo o secretário, atualmente o município conta com cinco ambulâncias, sendo que quatro são bastante antigas e ‘deixam a desejar’.

Augusto aponta que mesmo que a administração não vá gastar diretamente com a festança, o município ainda deve receber de 10 a 15 mil turistas no período do feriado de Carnaval. “Vai ter vários Carnavais organizados pela iniciativa privada, além disso já teremos gasto com o reforço policial que nos ajudará na segurança. Precisamos de pelo menos 20 policiais”, ressalta.

A análise da administração municipal é de que a escolha da população foi sábia. De acordo com o secretário, os recursos são insuficientes para cobrir todas as despesas e a saúde e educação são prioridade. “Estamos num período que tem que ter muita criatividade, fazer mais com menos. Temos muito ônus e pouco bônus, tem que optar e ver o que é melhor para a cidade”.

Vale lembrar que a enquete com a escolha entre o Carnaval e a ambulância lançou uma tendência entre outros municípios do estado. Pelo menos oito cidades do Estado deixam a folia de lado para investir em outras coisas, como o pagamento de funcionários, educação ou saúde.

Entretanto, o secretário de Turismo de Bonito defende que a população da cidade turística não vai ficar sem atividades de lazer durante o ano. Segundo ele, Bonito tem outras festividades para os moradores, enquanto em outras cidades, a única festa é o Carnaval. “Temos o Festival de Inverno, Festival da Guavira, a festa de Réveillon, a população continua tendo lazer cultural. Não vai ficar órfão, o carnaval é o ápice, mas Bonito tem muitas atividades”, justifica.

Mas afinal, pode usar o dinheiro do Carnaval para outros fins?

De acordo com o Promotor de Justiça do Patrimônio Público de , Humberto Lapa Ferri, a não realocação de verbas que seriam destinadas para o Carnaval em outro setor não causa problemas para o administrador público, porque geralmente o dinheiro destinado para a realização da festa não é carimbado, ou seja, não tem obrigatoriedade de que seja investido somente nela.

Como é uma festa que acontece todos os anos, apenas em poucos casos, como no Rio de Janeiro, ela vem com destinação certa. “Geralmente são verbas de arrecadação, então o prefeito por fazer alterações de onde pretende investi-las, desde que não seja carimbada, mas isso é bem difícil se tratando do Carnaval em Mato Grosso do Sul, ainda mais no interior”, esclareceu o promotor que é responsável pela 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público da Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira