Pular para o conteúdo
Cotidiano

Lei autoriza pets limpos e com vacinação em dia nos hospitais em Campo Grande

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionou nesta quinta-feira (8) uma lei que dispõe sobre a entrada de animais de estimação em hospitais públicos de Campo Grande para visitar os pacientes internados. A lei estabelece regras para a visitação do animal às instituições. Os donos devem comprovar que os animais estão saudáveis, limpos e com a […]
Arquivo -
Foto Ilustrativa: Tony Winston/Agência Brasília
Foto Ilustrativa: Tony Winston/Agência Brasília

O prefeito (PSD) sancionou nesta quinta-feira (8) uma lei que dispõe sobre a entrada de animais de estimação em hospitais públicos de para visitar os pacientes internados. A lei estabelece regras para a visitação do animal às instituições. Os donos devem comprovar que os animais estão saudáveis, limpos e com a vacinação em dia.

Conforme a lei, o animal deve estar higienizado e também deve possuir laudo veterinário atestando as boas condições de saúde e a carteira de vacinação atualizada – com vacina múltipla e antirrábica. Além disso, a entrada do animal dependerá de autorização da comissão de infectologia do hospital.

A lei ainda determina que os animais devem estar em caixas de transporte, com guias presas por coleiras e, se necessário com enforcador e focinheira – no caso de cães. Os animais também devem comprovar banho e escovação nas últimas seis horas.

O animal só poderá entrar no hospital na companhia de uma pessoa que já esteja acostumada a manejá-lo. Cada hospital criará suas normas e procedimentos para organizar o tempo e o local de permanência dos animais para visitação – que só será permitida com a autorização do médico responsável pelo paciente. A visita ainda deve ser agendada com antecedência na administração da instituição.

“A visita dos animais será condicionada à autorização dos demais pacientes que terão contato com o animal, os quais deverão ser comunicados com, no mínimo, 24 horas de antecedência”, diz um trecho da lei. O local de encontro do paciente com o animal ficará a critério do médico e da administração do hospital.

Por fim, os animais não poderão entrar nos seguintes setores dos hospitais: de isolamento, de quimioterapia, de transplante, de assistência a vítimas de queimaduras, central de material e esterilização, UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), área de preparo de medicamentos, farmácia hospitalar e áreas de manipulação, processamento, preparação e armazenamento de alimentos.

O projeto de lei foi aprovado em votação na Câmara de Campo Grande em julho, proposto pelo vereador Eduardo Cury (SD). Na ocasião, alguns vereadores discordaram da entrada dos animais nos hospitais. “Conversei com amigos médicos que apontaram dúvidas a respeito da questão sanitária”, explica Otávio Trad (PTB).

Votação na Assembleia

Além da Câmara, o projeto foi votado e aprovado na Assembleia Legislativa. A proposta do deputado estadual Lídio Lopes (Patri) não é obrigatória, e sim, autorizativa.

O Proncor de Campo Grande já autoriza animais a visitarem os pacientes e alguns estados, como , também tem essa permissão. A proposta apresentada abrange hospitais públicos e particulares. Antes da votação, Lopes apresentou aos deputados um vídeo sobre a visitação dos animais domésticos, mas é preciso ter a emissão de laudo médico veterinário antes da entrada do animal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Últimas Notícias

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem

Polícia

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

A vítima alega ter sido sequestrada por quatro homens ainda não identificados

Esportes

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

O Alviverde saiu na frente com um gol de Facundo Torres, mas Chico da Costa empatou a partida para o Mirassol

Política

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Deputado diz que os americanos precisam dos produtos brasileiros e acredita que a situação será resolvida