Cotidiano

Lâmpadas de LED falham e trocas serão feitas sem custos por 5 anos

Recém-instaladas em várias regiões de Campo Grande, principalmente nas avenidas, as lâmpadas de LED são motivo de comemoração para moradores que agora têm ruas iluminadas. Problemas em algumas lâmpadas, no entanto, destoam o cenário em várias vias. Falhas registradas em várias lâmpadas que piscam ou param de funcionar farão com que os itens sejam trocados […]

Thierre Monaco Publicado em 14/09/2019, às 08h20 - Atualizado às 14h04

(Divulgação, Prefeitura)
(Divulgação, Prefeitura) - (Divulgação, Prefeitura)

Recém-instaladas em várias regiões de Campo Grande, principalmente nas avenidas, as lâmpadas de LED são motivo de comemoração para moradores que agora têm ruas iluminadas. Problemas em algumas lâmpadas, no entanto, destoam o cenário em várias vias. Falhas registradas em várias lâmpadas que piscam ou param de funcionar farão com que os itens sejam trocados pelo prazo de 5 anos sem custos para o município.

A Avenida Costa e Silva e Gury Marques são algumas que têm luzes piscando e algumas apagadas. Essa é reclamação dos leitores que na manhã desta sexta-feira (13) denunciaram a situação ao Jornal Midiamax.

A principal queixa é a lâmpada que ficou acesa apenas no primeiro dia de instalação localizada na Costa e Silva, em frente à concessionária Enzo. Um funcionário que não quis se identificar trabalha em uma auto-peças próximo ao local. Segundo ele, as lâmpadas trocadas teriam funcionado apenas no primeiro dia

“Precisamos de supervisão dos órgãos, por conta da escuridão nesses locais. Ali é um local do fluxo grande veículos”, explica o funcionário. A outra reclamação foi de algumas lâmpadas que estariam funcionando, porém com mal contato. As lâmpadas que estariam “piscando” estão localizadas no canteiro central e nos postes laterais na Avenida Gury Marques.

Segundo os leitores, a partir da rotatória da Coca-Cola até o final, o problema continua, mas o ponto crítico é entre o Terminal Morenão e Avenida Salgado Filho. “As lâmpadas foram colocadas em diversos pontos, mas a prefeitura tem que colocar uma equipe para fazer revisão nesses locais”, conclui o funcionário.

O Jornal Midiamax procurou a prefeitura de Campo Grande que afirmou ter comprado 46 mil lâmpadas e que elas têm 5 anos de garantia. Todas com defeito, segundo o município, serão trocados sem nenhum custo para os cofres públicos.

Em maio deste ano, cinco meses após abertura do processo licitatório, a empresa Construtora B&C Ltda foi homologada como vencedora do certame para instalar 46,2 mil lâmpadas por toda a cidade. Segundo o município, o contrato prevê que trocas sejam feitas por cinco anos, o prazo de garantia das lâmpadas.

Lâmpadas de LED na Capital

A Prefeitura instalou 5 mil lâmpadas de LED nas Avenidas da Capital. As avenidas que tiveram suas lâmpadas trocadas foram: Euler de Azevedo, Cônsul Assad Trad, Marechal Deodoro/Gunter Hans; Afonso Pena, Joaquim Dornelas/Orla Morena e Duque de Caxias/Solon Padilha.

O planejamento ainda prevê a troca da iluminação em alguns parques e praças de Campo Grande. Até o momento, segundo a prefeitura, 633 lâmpadas foram colocadas nas praças nos últimos dois meses.

A prefeitura planeja realizar o incremento das 46.250 lâmpadas de LED até o final de 2020 e o investimento é de R$ 25 milhões na compra das lâmpadas e outros R$ 6 milhões para a instalação. Somente 15% da iluminação é com lâmpadas e com a nova instalação, a cidade ficará com 57% iluminada com luz de LED. Colaborou Vinicius Costa e Aliny Mary Dias

Jornal Midiamax