Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça concede liminar e autoriza Focar a voltar com vistorias

Em decisão do dia 27 de agosto, os desembargadores da 4ª Câmara Cível de Campo Grande deram provimento ao recurso da Focar Vistorias Veiculares Eireli, autorizando a volta do funcionamento da empresa, que teve as atividades suspensas em junho deste ano. Aproximadamente um mês antes do fim da suspensão de 90 dias assinada pelo diretor-presidente […]
Arquivo -
Vistoriadora flagrada em fraude em vistorias foi alvo de mandado de busca e apreensão (De arquivo
Vistoriadora flagrada em fraude em vistorias foi alvo de mandado de busca e apreensão (De arquivo

Em decisão do dia 27 de agosto, os desembargadores da 4ª Câmara Cível de deram provimento ao recurso da Veiculares Eireli, autorizando a volta do funcionamento da empresa, que teve as atividades suspensas em junho deste ano.

Aproximadamente um mês antes do fim da suspensão de 90 dias assinada pelo diretor-presidente do Detran-MS, Luiz Carlos da Rocha Lima.

A decisão foi unânime e de acordo com o relator, desembargador Vladimir Abreu da Silva, não houve demonstração de atividade irregular recorrente, deferindo então a decisão de que a empresa volte as atividades normais.

Segundo o magistrado, o interesse da atividade empresarial é de todos aquelas que se beneficiam da capacidade econômica como credores, empregados, consumidores, Fisco e outros. Ressaltando que a suspensão de toda atividade prejudica os funcionários que dela dependem.

Busca e apreensão

Em abril, o Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), órgão do MPMS (Ministério Público Estadual), cumpriu cinco mandados de busca e apreensão contra empresas e residências ligadas a serviços de vistoria veicular em Campo Grande.

Entre elas, a ECV (Empresa Credenciada de Vistoria) Focar, que seria de propriedade de Nelson Gonçalves Lemes – ex-diretor de Registro e Controle de Veículos do Detran-MS, e estaria sob suspeita de usar ‘laranjas’ e realizar lavagem de dinheiro..

Na ocasião foram apreendidos documentos, computadores e telefones celulares, que passarão por análise a fim de constar como provas em procedimento criminal, instaurado pela 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social. As demais promotorias do Patrimônio Público também participaram da ação.

Suspensão das atividades

Um ano antes da suspensão das atividades, em maio de 2018, a reportagem do Jornal Midiamax, gravou em vídeo um automóvel com o motor fundido e sem bateria ser levado, na carroceria de um guincho, para ser vistoriado na Focar Vistorias, em Campo Grande.

A época, os vistoriadores pediram ao motorista do caminhão para ‘descarregar’ o veículo, um Peugeot 206, e sair do pátio da empresa enquanto a vistoria falsa era realizada.

Um ano depois, maio de 2019, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), recomendou a suspensão das atividades da empresa investigada. E, em junho, o diretor-presidente do Detran-MS, Luiz Carlos da Rocha Lima, suspendeu por 90 dias as atividades da empresa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados receberá obras de pavimentação de linhas de transporte coletivo

Policiamento ganha reforço no Carnaval

Com foco em cidadania, MS abre inscrições para curso que propõe atuação policial mais humanizada

Rapaz é esfaqueado três vezes em Campo Grande por ex-namorado ciumento

João Gomes prova carnes exóticas em camarim após show em MS e diz: ‘Respeita’

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

Previsão do tempo: semana começa quente e seca, mas termina com frio e chuva em MS

Últimas Notícias

Esportes

‘Comentários ridículos’: declarações de técnico do Operário geram notas de repúdio

Treinador Raphael Pereira fez com que repórter se retirasse da entrevista coletiva pós-jogo

Famosos

Mulher erra última pergunta e perde R$ 1 milhão no Domingão com Huck: ‘Humilde’

No Domingão, Eliza Feitosa chegou à última pergunta do Quem Quer Ser Um Milionário?, mas deu a resposta errada e perdeu a bolada

Transparência

Para segurança das vítimas, membros do MPMS terão que aprimorar enfrentamento ao feminicídio

Curso EAD pode evitar casos como o do promotor que mandou mulher agredida “aquietar o facho” no ES

Cotidiano

Vai viajar? Confira interdições da BR-163 nesta segunda-feira

Rodovia tem 12 pontos interditados e 48 funcionando em esquema pare-e-siga em Mato Grosso do Sul