Pular para o conteúdo
Cotidiano

Indígena é impedida de retirar filho de abrigo após sair da delegacia

Uma indígena guarani-kaiowá, presa na rodoviária da Capital por tráfico de drogas na semana passada, afirma não conseguir retirar seu bebê de 8 meses do abrigo. Após audiência de custódia realizada na segunda-feira (16) o juiz substituiu a prisão preventiva pela domiciliar, por se tratar de uma mulher com filhos menores de 12 anos incompletos. […]
Arquivo -
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Uma , presa na rodoviária da Capital por tráfico de drogas na semana passada, afirma não conseguir retirar seu bebê de 8 meses do abrigo.

Após audiência de custódia realizada na segunda-feira (16) o juiz substituiu a prisão preventiva pela domiciliar, por se tratar de uma mulher com filhos menores de 12 anos incompletos. Ao sair da delegacia, a indígena procurou o abrigo para buscar a filha e foi informada de que não poderia amamentar e nem levar a criança de volta.

“Estou preocupada. Não amamento minha filha desde sexta-feira, tenho outros filhos e eles estão sozinhos lá em . Quando encontrei meu bebê no abrigo me disseram que eu não poderia pegá-lo no colo porque ele iria sentir o meu cheiro. Me disseram para voltar a Dourados e cuidar dos meus outros filhos”, lamenta.

A (Fundação Nacional do Índio) foi acionada no início da tarde de segunda-feira. Conforme um servidor que prefere não se identificar, a fundação enfrentou resistência ao tentar visitar o bebê no abrigo.

“A conselheira disse que a mãe não poderia visitá-lo porque a equipe técnica dela só trabalha no período da manhã, ou seja, houve uma negativa para a visita dessa mãe, mesmo não havendo nenhuma ordem judicial que a proíba. Eu expliquei várias vezes que o seio dela estava empedrado, vazando e que precisava amamentar a criança, mesmo assim, não conseguimos sensibilizar ninguém.”

Ainda conforme o servidor da Funai, o abrigo está violando direitos humanos. “Essa mãe está sendo impedida de pegar a criança no colo e amamentar. Isso é uma violação gravíssima de direitos humanos, pois não existe nenhuma legislação que impeça isso, nem ordem judicial ou processo”, relata.

A reportagem do Jornal Midiamax procurou o serviço de alta complexidade da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e por meio da assessoria de imprensa da secretaria foi informada que não serão repassadas informações sobre o caso pois se trata de um processo em segredo de Justiça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Evento que elegerá ‘Miss Vira-Lata’ acontece neste domingo em Campo Grande

Ao pedir água, homem rouba carro de pastor às margens da BR-040

Rapaz sofre descarga elétrica e cai de telhado enquanto realizava serviço em MS

Gonet defende julgamento de Bolsonaro no STF

Notícias mais lidas agora

Com aumento de 54% nas vendas no Pix, comerciantes de MS enfrentam ‘crise do troco’

Deputado Brazão, acusado da morte de Marielle, coloca tornozeleira e deve deixar MS

Fundação de Cultura repassa R$ 6 milhões para Festival América do Sul

Carreta carregada com gado tomba na MS-395 entre Brasilândia e Taquarussu

Últimas Notícias

Polícia

Homem encontrado morto em Anhanduí é identificado e localizado com ferimentos na cabeça

Vítima estava desaparecida desde a quinta-feira (10) quando foi tomar banho em córrego com dois amigos

Le Blog Maria Antonia

Em mais uma aparição surpresa , Papa Francisco visita Basílica Santa Maria, Maior para rezar

Mesmo em recuperação de uma pneumonia bilateral grave, o papa Francisco, de 88 anos, continua surpreendendo os fiéis com aparições públicas.

Polícia

Deputado Brazão, acusado da morte de Marielle, coloca tornozeleira e deve deixar MS

A soltura do parlamenta ocorreu após a decisão do ministro Alexandre de Moraes

Le Blog Maria Antonia

Morre Ted Kotcheff, diretor de “Rambo”, aos 94 anos

O renomado cineasta canadense Ted Kotcheff faleceu aos 94 anos. De acordo com informações do site TMZ, o filho do diretor, Thomas Kotcheff, revelou que ele morreu pacificamente na sexta-feira (11), cercado pela família em um hospital no México. A causa da morte não foi divulgada. Kotcheff ficou mundialmente conhecido por dirigir Rambo – Programado … Continued