Em meio a briga judicial imposta pelo , que pede de R$ 76,5 milhões a Prefeitura Municipal alegando prejuízo financeiro, mesmo tendo lucro líquido de R$ 12 milhões por ano, a empresa se nega a atender as regras de concessão e ‘insiste' em não oferecer melhorias no transporte público a população. Um exemplo do descaso é a Avenida Lúdio Martins Coelho que, mesmo depois de 8 anos de sua inauguração, não tem nenhuma linha de ônibus.

Inaugurada há 8 anos, Avenida Lúdio Martins não tem nenhuma linha de ônibus
Avenida Lúdio Martins liga as outras principais avenidas: Duque de Caxias e Afonso Pena | Foto: Leonardo de França/Jornal Midiamax

A “avenida nova”, como ainda é conhecida, se tornou uma das vias de escape preferida dos motoristas que moram no União, Oliveira, Bom Jardim, Buriti, São Conrado, Santa Emília e Caiobá. Mesmo depois de se tornar uma das principais avenidas da Capital, a Lúdio Martins, que tem uma extensão de 5 km, nunca foi notada pelo Consórcio Guaicurus.

Os moradores que moram na região afirmam que sentem falta de uma linha que ligasse ao menos a avenida ao centro da cidade. Moradora do há 20 anos, Jemina Dionízio, de 46 anos, conta que a inauguração da avenida foi um grande benefício para os moradores, mas que os investimentos na infraestrutura da região não deveriam parar por aí.

“Eu moro aqui há 20 anos e achei muito bom essa avenida aqui. Quando cheguei tinha só um córrego aqui e casinhas que formavam uma favela. De certa forma, melhorou bastante, mas em questão de transporte público deixa a desejar. Aqui a gente tem que andar umas boas quadras para pegar o ônibus que vai para o Terminal Bandeirantes. Seria uma boa se tivesse uma linha na avenida”, disse a moradora, comentando que, o bairro, passam duas linhas que vão direto para o terminal.

Inaugurada há 8 anos, Avenida Lúdio Martins não tem nenhuma linha de ônibus
Dona Maria diz que prefere nem sair mais de casa, pois diz que transporte público na região deixa a desejar | Foto: Leonardo de França

Os ônibus do bairro que vão direto para o terminal ajudam os moradores, mas a distância dos pontos de ônibus e a ‘função' do trajeto acaba desanimando sair de casa. Maria Dionízio, de 79 anos, disse a reportagem que sempre andou de ônibus, tem até o passe de gratuidade, mas como o ônibus passa tão longe de casa, ela prefere nem passear ou resolver qualquer coisa no centro da cidade.

“Quando abriu a avenida nova aqui eu até pensei que teria mais pontos de ônibus e linhas novas, mas não teve nada. Passava uma linha de ônibus em frente de casa e tiraram. Se tivesse um ônibus que passasse aqui e fosse direto para o centro, seria bom”, comenta a aposentada que mora no Bairro Oliveira há 14 anos.

O estudante Jefferson Diogo, de 16 anos, mora no bairro Bonança, ao lado da avenida, diz que uma linha que ligasse a avenida direto ao centro seria ótimo para os moradores, pois agilizaria o dia-a-dia de quem precisa ir ‘à cidade' com frequência. “Às vezes acontece de a gente estar atrasado ou precisa resolver algo lá no centro, aí tem que esperar os ônibus que vem do bairro e ainda vai para o terminal. Se tivesse um ônibus que passasse aqui, seria bom demais”, comentou.

Nova linha daria segurança a população

A importância de uma linha na Avenida Lúdio Martins Coelho também seria motivo de segurança dos moradores da região da Lagoa em . Como há diversas pessoas que saem dos bairros de manhã para trabalhar no centro e só retornam à noite, os pontos longe de casa acabam causando insegurança principalmente para jovens e mulheres.

Inaugurada há 8 anos, Avenida Lúdio Martins não tem nenhuma linha de ônibus
Jemina e Jucelma diz que linha na avenida melhoraria vida dos moradores que precisam se deslocar até o centro | Foto: Leonardo de França

Jucelma Dionízio, de 34 anos, disse que roubos na região a noite é constante e às vítimas são sempre quem chega em casa tarde da noite e precisa andar muito para chegar em casa.

“Como não tem muita opção aqui, tem estudante que desce no ponto lá longe, no ônibus que vem do terminal, e precisa vim andando todas essas quadras aqui até chegar em casa. Se tem um ônibus que passasse na avenida, as mulheres e os estudantes poderiam descer mais perto de casa, sem contar que seria muito rápido”, disse.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Consórcio Guaicurus e da Prefeitura, mas ambas não se posicionaram.