O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) em está na lista dos 2 hospitais que receberão o 3º ciclo do Projeto Lean nas Emergências, que tem como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência em unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com as informações, a inciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio Libanês, através do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional) para o triênio 2018 a 2020. Outros 39 hospitais já passaram pela intervenção do projeto.

A primeira visita à unidade hospitalar em Campo Grande, será ainda agendada pelo Hospital Sírio Libanês. E a meta é chegar a 100 serviços de urgência e emergência com o projeto Lean até o final de 2020. Serão mais de 450 profissionais treinados e 180 protocolos clínicos nos serviços de emergência implementados.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde ainda pretende implementar a metodologia Lean nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde, a acessibilidade e qualificação da atenção em cada território.

Lean nas Emergências

Custeado pelo Proadi-SUS, a consultoria do Sírio-Libanês foi firmada com o Ministério da Saúde em 2017 e, desde então, já a atua em 39 hospitais no Brasil.

De acordo com o projeto, dentre os resultados estão redução de 37% no tempo de espera nas urgências-emergências; redução de 59% no tempo de passagem; e redução em 1,9% do tempo de internação.