Governo consegue liminar para barrar greve de servidores no HRMS
A Justiça concedeu liminar para a suspensão da greve dos funcionários do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), que estava programada para esta terça-feira (10). Na decisão, a greve é descrita como ilegal e abusiva. Caso os funcionários parem as atividades, há pena de multa diária no valor de R$ 50 mil. Após […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Justiça concedeu liminar para a suspensão da greve dos funcionários do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), que estava programada para esta terça-feira (10). Na decisão, a greve é descrita como ilegal e abusiva. Caso os funcionários parem as atividades, há pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.
Após a liminar da justiça, o Sintss-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul) faz uma reunião com os funcionários para decidir os rumos da greve. O presidente do sindicato, Ricardo Bueno, afirma que a decisão só mostra como o Governo do Estado não tem interesse em conversar com a categoria.
“Mostra que o Governo não tem interesse em conversar. Tentamos o diálogo, fizemos assembleia e nos mostramos abertos à negociação. O Governo, em vez de conversar, preferiu acionar a justiça”, afirma.
Na liminar, o desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte ressalta que o direito de greve não é absoluto e pode ser submetido ao controle judicial. Como são funcionários de um hospital público, o sindicato e os trabalhadores devem garantir a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades da comunidade. Para o desembargador, o sindicato não fez uma ressalva em seu comunicado sobre a garantia da prestação dos serviços durante a greve.
O relator justifica que o HRMS é um dos principais hospitais do estado a atender pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, em caso de paralisação, poderia deixar milhares de pessoas desassistidas e levaria à superlotação de outros hospitais.
Greve no HRMS
Sem as condições necessárias para trabalhar, funcionários do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) anunciaram greve após assembleia realizada na quarta-feira (4) na sede do hospital, feita pelo Sintss-MS.
A convocação foi definida durante a assembleia e serviu para expor os problemas do hospital que vão de falta de pessoal, insumos e mantimentos para a refeição distribuída em marmitas. Para o Sintss-MS, a situação do HRMS somente chegou a este ponto por conta da insistência em transformar o hospital em um local terceirizado, como funciona o Hospital Regional de Ponta Porã.
Notícias mais lidas agora
- Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
- Apreendido em MS, Snus é ‘cigarro sem fumaça’ que bomba até entre jogadores na Europa
- Bombeira Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande no domingo
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Últimas Notícias
Em 2024, mais de 300 kg de droga foram apreendidos nos Correios em Campo Grande
A maioria são drogas derivadas da maconha, potencializadas em laboratórios com valor extremamente elevado
Recadastramento obrigatório do servidor de Corumbá começa nesta quarta-feira
Servidor municipal ativo deve preencher um formulário sobre a atuação ativa
Executivo de futebol explica por que Corinthians ainda não contratou e elogia elenco
Corinthians estreia no Paulistão na quinta-feira (16) sem nenhuma nova contratação
Setor de serviço de MS fecha em 0,6% em novembro e fica acima de média nacional
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.