Participando da manifestação dos agentes de segurança pública estadual, desta sexta-feira (31), os alunos já formados da Escola da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) cobram nomeação aprovados no curso.

Segundo Diego Aranda, representante da categoria, o concurso aconteceu em 2016. Houve o primeiro chamamento de 438 pessoas, efetivadas em 2018. Em outubro a nova turma de alunos iniciaram o curso preparatório, com a promessa de atuar já em janeiro deste ano, mas isso não aconteceu.

Em manifestação da segurança pública, alunos da Agepen cobram nomeação
Diego Aranda lembra que são quase seis meses aguardando a efetivação. (Foto: Minamar Júnior)

“Chega ser engraçado, o sistema penitenciário um caos, profissionais habilitados para função, um presídio estadual novo e pronto, mas não há nomeação”, destaca Diego.

O mais preocupante, segundo os alunos, é que essa espera de quase seis meses gerou desemprego e há pessoas passando por necessidades. “Vamos realizar um ato, dia 10 de junho, para chamar atenção do Governo e arrecadas fundos, pois o curso pediu dedicação exclusiva e agora tem gente precisando até de alimentos”, destaca.

Manifestação

Participam da manifestação, onde a principal pauta é o reajuste salarial e valorização do profissional, agentes da Agepen, Polícia Civil, Militares e Bombeiros. Eles estão reunidos em frente ao prédio da Governadoria, no Parque dos Poderes.