Apesar da boataria de que fortes ondas de calor devem assolar o país em fevereiro, os termômetros deverão ser mais amigáveis neste mês em Mato Grosso do Sul, ao menos nas regiões centro e norte do Estado, conforme a previsão concensual do (Instituto Nacional de Meteorologia) e Cepetc (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

As previsões meteorológicas afirmam que que um canal de umidade que se formou ao norte do Estado proporcionará maior incidência de chuvas nas regiões centro e norte do Estado, até o próximo dia 20. Até esse período, as precipitações na parte sul de MS permanecem dentro das médias.

Já em relação às temperaturas, o aumento de chuvas fará com que as máximas diminuam na região centro-norte. Em compensação, até o dia 20, os termômetros podem ser superados na região sul, onde as precipitações serão menores.

Na prática, a previsão é de que as chuvas sejam mais frequentes na Capital, com temperaturas mais amigáveis.

O Inmet divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que são falsas as informações que circulam em redes sociais, como Facebook e WhatsApp, que alegam que fevereiro seria marcado por fortes ondas de calor. De acordo com a nota do Inmet, a “previsão” não tem embasamento técnico-científico, sendo, portanto, uma fakenews.

Para esta semana

De acordo com o boletim semanal do Inmet, a previsão é de chuva durante toda a semana no Estado. Nesta terça-feira (05), uma frente fria atravessa do sul de MS, ocasionando pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todo o Estado. No interior a máxima pode chegar aos 34ºC e a mínima fica na casa dos 19ºC, a umidade relativa do ar chega aos 95%. Em , a máxima chega aos 29ºC e a mínima fica nos 21ºC. A umidade relativa do ar varia entre 60% a 95%.

Para quarta-feira (06), o tempo estará mais seco, com pancadas de chuva isoladas especialmente à tarde por conta do calor e da umidade. Na Capital, a temperatura máxima pode chegar aos 30ºC e a mínima fica nos 20ºC. A umidade relativa do ar chega aos 85%. No interior, a máxima chega aos 35ºC e mínima 19ºC. A umidade relativa do ar fica entre 40% e 95%.

Na quinta-feira (07), o sol aparece entre poucas nuvens em grande parte do Estado, as temperaturas voltam a subir e a umidade do ar estará baixa no período da tarde, em algumas áreas do centro e sul do estado. A máxima na Capital chega aos 31ºC e a umidade relativa do ar pode atingir os 95%. Para o interior as temperaturas variam entre 36ºC a máxima e 18ºC a mínima, a umidade relativa do ar fica entre 30% e 95%.

Já na sexta-feira (08), no interior as temperaturas podem chegar aos 38ºC e a umidade relativa do ar permanece entre 30% e 95%. Em Campo Grande, a máxima chega aos 33ºC e a mínima fica na casa dos 22ºC, e a umidade relativa do ar não passa dos 80%.

(Colaborou Ana Paula Chuva)