Em condições precárias, Justiça pede que Município repare Laboratório Central
Encontrado em situação precária, o Laboratório Central deverá ser reparado pelo Município após sentença do juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos e Coletivos de Campo Grande. Durante o processo, foram constatadas várias irregularidades no laboratório, como extintores de incêndio com prazo de manutenção expirado; ausência de assento e tampa […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Encontrado em situação precária, o Laboratório Central deverá ser reparado pelo Município após sentença do juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos e Coletivos de Campo Grande.
Durante o processo, foram constatadas várias irregularidades no laboratório, como extintores de incêndio com prazo de manutenção expirado; ausência de assento e tampa nos vasos sanitários; descarte de resíduos diretamente na rede de esgoto, sem tratamento prévio; ausência de copos descartáveis no bebedouro de pacientes e funcionários.
Além disso, foi constatado que amostras de urinas estavam sem controle de temperatura por volta das 10h, configurando assim quase 4h entre a coleta e a análise de material, além dos frascos de coleta não serem esterilizados.
Conforme a denúncia, o laboratório tem péssimas condições em sua estrutura, expondo os usuários ao risco de contaminação, falta reagentes para a realização de exames, falta de padronização na coleta e no transporte, recebimento e triagem de amostras que comprometem a qualidade dos exames. Aponta ainda que as amostras de sangue dos pacientes continuam sendo coletadas e os exames não são realizados devido à falta de reagentes.
Em sua defesa, o município alegou que a população não está sem atendimento, pois o Município de Campo Grande tem feito todos os esforços possíveis, no âmbito da legislação em vigor, para afastar os problemas existentes no Laboratório Central. Sustentou que sequer ficou caracterizado suposto dano, pois não existe prova de que a estrutura física do LABCEN ou a ausência de reagentes tenha causado malefícios aos pacientes.
Na análise dos autos, o juiz David de Oliveira destacou que esta situação atinge a saúde justamente das pessoas que buscam socorro por sentirem-se doentes. Em sua sentença, determinou que o Município reabasteça o estoque de reagentes químicos e demais insumos necessários ao bom funcionamento do Laboratório, além da regularização das questões sanitárias apontadas, no prazo de 6 meses ou outro que for definido em cronograma a ser apresentado.
O magistrado determinou ainda que o responsável pelo gerenciamento do LABCEN deverá ser intimado para cumprimento das tarefas relativas à organização administrativa, limpeza, orientação e cobrança de posturas pessoais e procedimentos aos seus servidores; e que o Secretário de Saúde apresente a relação de reagentes existentes e a respectiva quantidade, bem como daqueles que estão em falta para atender a demanda do Município.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Campo Grande sedia treino de Karate com mestres de Okinawa
O evento busca promover a cultura Okinawa e estreitar laços com comunidades internacionais
Provando que não parou no tempo, bronzeamento natural é autocuidado requisitado o ano todo em Campo Grande
Profissionais apontam crescimento na procura e abertura de espaços especializados em bronzeamento natural em Campo Grande
VÍDEO: Motociclista bate em carro e foge na Rua 14 de Julho em Campo Grande
Acidente aconteceu quando a vítima passava no trecho entre as ruas Marechal Rondon e Dom Aquino
Camapuã pagará famílias por abrigo a crianças e adolescentes em situação de risco
Programa Guarda Subsidiada prevê pagamento de um salário mínimo a famílias que abrigarem crianças e adolescentes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.