Eclipse parcial lunar poderá ser visto de MS nesta terça-feira

Duas semanas após o eclipse solar, os sul-mato-grossenses têm a oportunidade de acompanhar o eclipse parcial lunar nesta terça-feira (16). O fenômeno será demorado e poderá ser visto de todo o país, entre as 16h30 e 20h. O ápice do eclipse está previsto para as 17h30 e a boa notícia é que, diferente do eclipse […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação/Agência Brasil
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Duas semanas após o eclipse solar, os sul-mato-grossenses têm a oportunidade de acompanhar o eclipse parcial lunar nesta terça-feira (16). O fenômeno será demorado e poderá ser visto de todo o país, entre as 16h30 e 20h.

O ápice do eclipse está previsto para as 17h30 e a boa notícia é que, diferente do eclipse solar, os moradores poderão observar o fenômeno sem óculos especiais. Como o eclipse começa cedo, vale lembrar que ele só poderá ser visto depois do pôr do sol, que acontece às 17h15 em Campo Grande, por exemplo.

Esta terça-feira (16) começou com o céu fechado, mas de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho, da Estação Meteorológica Uniderp, as nuvens não devem impedir a visão do eclipse. “Até a tarde [o céu] deve abrir. Terá algumas nuvens, mas não deve atrapalhar”, comenta.

Eclipses acontecem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham. Os eclipses lunares podem acontecer apenas durante a lua cheia, quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da Terra. Nesse ponto, a Lua pode se mover para a sombra projetada pela Terra, resultando em um eclipse lunar. Desta vez, o eclipse será parcial porque o alinhamento não é perfeito, ou seja, apenas uma parte da Lua é coberta pela sombra.

Conteúdos relacionados

Movimento no centro de Campo Grande
abelha