Durante SBPC, Marcos Pontes inaugura laboratórios de pesquisa na UFMS

Com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) inaugurou na manhã deste sábado (27) – último dia da 71ª Reunião Anual da SBPC ( Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) – dois laboratórios para desenvolvimentos de pesquisas, entre eles, está o LMED […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Marcos Ermínio/ Midiamax
Foto: Marcos Ermínio/ Midiamax

Com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) inaugurou na manhã deste sábado (27) – último dia da 71ª Reunião Anual da SBPC ( Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) – dois laboratórios para desenvolvimentos de pesquisas, entre eles, está o LMED (Laboratório Multiusuário de Modelos Experimentais de Doença).

De acordo com as informações, o programa de pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, recebeu, recentemente investimento de mais de R$ 1,3 milhões, provenientes de três editais, de recursos do MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação), por meio da Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa), permitindo a construção dos laboratórios.

Durante SBPC, Marcos Pontes inaugura laboratórios de pesquisa na UFMS
Foto: Marcos Ermínio/ Midiamax

Eles ficam na FAMED (Faculdade de Medicina) da UFMS, e poderão ser usados por acadêmicos de outros cursos do campus, tanto da graduação, quando da pós-graduação, mestrado e doutorado.
Além da construção, Parte dos recursos permitiram a compra de equipamentos para ajudar nas pesquisas no LMED, que desde o início do seu funcionamento, em março de 2017, já realizou oito experimentos.

“Temos condições para efetuar dois tipos de experimentos simultaneamente. Em média cada um tem duração de seis a oito semanas. Todos seguem rigorosa e criteriosamente as determinações éticas relacionadas a experiências com modelos experimentais”, segundo da coordenadora do laboratório e pesquisadora, Iandara Schettert. Com a professora, atuam diretamente 11 orientandos, sendo quatro bolsistas em tempo integral.

Ao Jornal Midiamax, a coordenadora do programa, Alexandra Maria Almeida Carvalho disse que os alunos estão empolgados com os novos laboratórios e que eles ajudaram tanto no processo laboratorial quando na pesquisa importantes para a formação dos acadêmicos.

Para o ministro Marcos Pontes, a inauguração dos laboratórios é importante pois ajuda a melhorar a qualidade de vida da população.

O secretário de Estado, Jaime Elias Verruck e o prefeito Marquinhos Trad também estiveram presentes no evento, além da reitoria da UFMS.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Nota foi divulgada no perfil oficial do Instagram do colégio (Reprodução, Meta)
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo