Denúncias sobre violação de direitos humanos serão levadas direto ao MP
Denúncias envolvendo violação dos direitos humanos serão encaminhadas pelo Poder Executivo diretamente às ouvidorias dos Ministérios Públicos dos estados. O novo procedimento é decorrente de protocolo de intenções assinado na terça-feira (30) pela ministra Damares Alves, pelo PGJ (Procurador-Geral de Justiça de MS) e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Paulo …
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Denúncias envolvendo violação dos direitos humanos serão encaminhadas pelo Poder Executivo diretamente às ouvidorias dos Ministérios Públicos dos estados. O novo procedimento é decorrente de protocolo de intenções assinado na terça-feira (30) pela ministra Damares Alves, pelo PGJ (Procurador-Geral de Justiça de MS) e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Paulo Cézar dos Passos, e pelo CNOMP (Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União).
Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a medida visa uniformizar a atuação do órgão quanto às denúncias graves e de natureza especial encaminhadas pelo ministério e que constam no Sistema Integrado Nacional de Direitos Humanos.
“Existem denúncias gravíssimas que encaminhamos aos órgãos responsáveis que, após meses, não nos dão respostas ou não fornecem tratamento do caso. Agora, o MP também será notificado e poderá, então, adotar medidas que entender pertinente”, explicou a ministra.
De acordo com ela, o procedimento valerá ‘para todos os órgãos da cadeia de proteção aos direitos humanos’. Além de ser comunicado das denúncias, o MP terá acesso ao banco de dados georreferenciado nos estados e poderá agir de ofício com informações sobre as violações dos direitos humanos.
“O Protocolo de Intenções vai possibilitar um atendimento melhor às crianças e adolescentes, tornar mais ágil a apuração das denúncias que vierem ao Ministério Público e, principalmente, fazer com que nós possamos atender aquilo que a Constituição Federal determina, que é a prioridade absoluta às crianças e adolescentes”, adiantou Paulo Passos, presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União.
De acordo com a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, são recebidas diariamente em média 1.700 denúncias de violações.
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.